Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

Apresentado TEDx Mindelo: Falar de interculturalidades no ex-Liceu Velho no dia 21 de Maio

A primeira edição do TEDx Mindelo foi apresentada ontem no Centro Cultural do Mindelo, ficando o encontro marcado para o dia 21 de Maio. Um evento que pretende juntar, na cidade do Mindelo, oradores nacionais e estrangeiros para falar da interculturalidade da ilha berço do Monte Cara, contar Estórias e História, através de ideias (re)mixadas. Uma plataforma de conhecimento mundial que chega agora à ilha de S. Vicente para contar ao mundo histórias também desta ilha e do seu povo.

O tema está exactamente ligado a o que São Vicente representa. A nossa ilha do Monte Cara, deitado em cima do Porto Grande, foi testemunha de uma mistura de culturas, através da história do nosso povo e das estórias que foram contadas. Essa mistura de tantos povos e de tantas culturas nos trouxe a ideia de, na primeira edição, falar justamente da interculturalidade”, explica Janice da Graça, membro da organização.  

Publicidade

De acordo com o curador do TEDx, Lucas Monteiro, a equipa vem trabalhando desde o ano passado para fazer esse evento acontecer e ser grande, com grandes personalidades que estão fora de Cabo Verde, mas que possuem experiências muito importantes para partilhar. Destas personalidades foram para já avançados os nomes de Gilda Monteiro, cabo-verdiana residente na Bélgica e líder de um movimento feminista, Januário Jano, artista plástico e membro do TEDx Luanda, Aury Monteiro, jovem empreendedora mindelense e fundadora do Mindel Pex Fresk, e Aya Chebbi, jovem líder africana no activismo feminino e interculturalidade.

Para o director do Centro Cultural do Mindelo, António Tavares, esta é uma grande oportunidade de divulgação de Cabo Verde bem como dos seus investigadores e o que está sendo desenvolvido no país. No dia 21 de Maio, o edifício do Liceu Velho, que é também o berço formal da troca de conhecimento nacional, recebe o TEDx Mindelo, com um painel de sete oradores, com 18 minutos cada um, para apresentar uma ideia e partilhar uma história.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo