Pub.
Pub.
Atualidade

A. Oliveira começa a ser julgado segunda-feira por colectivo de três juízes no Tribunal de S. Vicente

O advogado Amadeu Oliveira começa a ser julgado amanhã, segunda-feira 29, por um colectivo de três juizes no Tribunal da Comarca de São Vicente. O início dos trabalho está marcado para às 9 horas e, pelo menos desta vez, a imprensa tem lugar reservado, ainda que não possa captar imagens e som durante o julgamento, que vai acontecer na maior e melhor equipada sala deste tribunal. 

De acordo com um aviso remetido à imprensa elo Tribunal de Relação de Barlavento, o julgamento dos autos do processo crime em que é arguido Amadeu Oliveira vai acontecer na sala de audiências do 1º Juízo Crime do Tribunal da Comarca de São Vicente. Não será permitido a captação de imagens e som durante o julgamento. Também não será permitida a entrada a entrada de assistentes com telefoneis, tablets e quaisquer outros meios que possam servir de gravação ou captação de imagens.

Publicidade

A Sala tem capacidade para 50 assistentes, entre os quais estão reservados lugares para jornalistas credenciados, pelo que, preenchida a lotação do mesmo, não será permitida entrada no edifício do Palácio da Justiça de mais pessoas com esse objectivo”, informa o Tribunal de Relação, referindo que esta é a maior sala de audiência e a mais bem equipada da Comarca de São Vicente. 

A. Oliveira está acusado de um crime de atentado contra o Estado de Direito, um crime de coacção ou perturbação do funcionamento de Órgão Constitucional e dois crimes de ofensa a pessoa colectiva. Foi detido a 18 de julho de 2021 e, desde então, está em prisão preventiva na Cadeia da Ribeirinha. 

Publicidade

Volvidos mais de um ano da detenção do de Amadeu Oliveira, ou seja, a 29 de julho de 2022, a Assembleia Nacional aprovou, por voto secreto e num processo inédito, a suspensão do mandado do então deputado, atendendo ao pedido do Procurador-Geral da República, num processo considerado ferido de legalidade pela a UCID, pelo advogado Germano Almeida e por movimentos cívicos de S. Vicente. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo