Os professores foram iguais a si no aguardado desfile do carnaval Mindelo 2024 realizado ontem à tarde. Sem muita surpresa, o grupo manteve o seu standard de qualidade e voltou a mostrar o quanto é possível brilhar na Rua de Lisboa com materiais reciclados.
O tema deste ano foi “professores e valores para uma sociedade saudável” e a música, intitulada “professor – arquitecto de valores” saiu da inspiração de Rosário Silva (letra) e Samuel Cruz (melodia).
O desfile envolveu mais de 400 figurantes, distribuídos por 11 alas batizadas com nomes de diversas disciplinas: Línguas, História, Geografia, Matemática, Educação Física, Físico-Química…
“O nosso desfile manteve a sua principal característica que é usar material reciclado na confeção dos trajes e andor. Queremos mostrar à sociedade cabo-verdiana que é possível fazermos um Carnaval bonito e barato”, explica a professora Filomena Pereira, para quem os professores estão a conseguir atingir esse objectivo.
Grupo de animação particularmente aguardado, “Os professores” reforçaram ontem a sua marca no Carnaval do Mindelo. Como alguém escreveu, “esta brincadeira dos professores ta ficando coisa séria”… Tão sério que, reconhece Filomena Pereira, a entrega dos professores nos preparativos dos desfiles e a forma como festejam tem servido de inspiração para os alunos. “Os alunos sentem orgulho em nos ver a desfilar. E é muito gratificante quando gritam o nosso nome com aquela amizade e respeito”, frisa essa profissional reformada.
Os professores fizeram a concentração na Praça Dom Luiz e percorreram o trajecto tradicional dos desfiles no centro da Cidade do Mindelo, sempre aplaudidos pelo público. Caso para se dizer,”what else”.