Dois clubes de São Vicente e dois de Santo Antão têm confronto desportivo marcado hoje à noite no polidesportivo de Monte Sossego no quadro do torneio quadrangular de andebol sénior masculino organizado pelo grupo Handball Power. A organização preferiu um sorteio cruzado, que determinou as seguintes partidas: Atlético do Mindelo contra Vitória do Paul e Académica do Mindelo versus Madrugadores do Porto Novo.
Os jogos acontecem esta noite, a partir das 19 horas, e serão apurados os finalistas que irão disputar a taça logo amanhã no mesmo campo. Antes, no entanto, estão programadas as partidas para o terceiro e quarto lugares.
Amanhã, dia 18, serão conhecidas também as equipas vencedoras do torneio sub-16, nos escalões masculino e feminino, prova que mobilizou as cinco escolas secundárias da ilha de S. Vicente: Jorge Barbosa, Ludjero Lima, Augusto Pinto, Salesianos e Escola Técnica do Mindelo. A nível feminino, a final será entre as equipas da escola José Augusto Pinto e Liceu Ludjero Lima, enquanto a disputa do trofeu no escalão masculino será entre a Escola Salesiana e o Liceu Ludjero Lima. No período da manhã, acontecem, entretanto, os jogos para apuramento do terceiro e quarto lugares entre Escola Jorge Barbosa e Escola Técnica (feminino) e Escola José Augusto Pinto e Jorge Barbosa (masculino).
A iniciativa do Handball Power, integrado por sete elementos da equipa masculina do Atlético Clube Mindelo, conseguiu incutir uma forte dinâmica no polidesportivo de Monte Sossego nesta pré-época, com a mobilização de quase 200 atletas do escalão sub-16. Segundo Júnior Soares, tem sido notória a presença massiva de estudantes, pais e responsáveis das escolas, o que tem provocado um enorme entusiasmo entre os jogadores. “O impacto tem sido muito positivo no estado anímico dos adolescentes. E estão ainda mais animados porque o Handball Power estabeleceu um acordo com a Associação de Andebol de S. Vicente para organizar o campeonato desse escalão nesta época”, refere Júnior Soares.
Esta fonte acrescenta que o plano é traçar um projecto de longo prazo para permitir a realização de competições consecutivas em sub-16 masculino e feminino. Soares deixa claro que a intenção é possibilitar uma trajectória normal dos atletas, antes de integrarem o nível sénior. “Não gostaríamos de ver os jogadores que participaram neste torneio a integrar as equipas seniores logo nesta ou na próxima época. Aquilo que almejamos é o surgimento de mais jogadores e equipas nos próximos anos”, frisa.
Este é o primeiro evento organizado por Handball Power, que quer ser um parceiro do desenvolvimento do andebol em S. Vicente. A par do torneio interescolar sub-16, organizam uma final-four entre duas equipas de S. Vicente e duas de Santo Antão, em sénior masculino. Apesar desta iniciativa, o grupo, segundo Júnior Soares, ficou bastante triste com o Instituto do Desporto e da Juventude, que não facultou nenhum apoio financeiro. “Estamos movimentando 200 adolescentes e a ajudar a resgatar o andebol em S. Vicente e o IDJ não nos dá nenhum apoio, sequer no financiamento dos troféus”, lamenta esse atleta. Júnior Soares informa que enviaram o projecto para o IDJ em outubro, mas receberam uma resposta negativa.
Entretanto, faz questão de dizer que o Delegado do IDJ, Adelino Duarte, fez o possível para ajudar o grupo e deu-lhes indicações úteis. Logo, segundo Júnior, trata-se de uma atitude de uma instituição que, lembra, existe para apoiar o desporto e a juventude.