A Polícia Nacional encontrou 400 munições de calibre 12/70, normalmente utilizadas nas armas conhecidas por “boca dedju”, e que estavam armazenadas no armazém B da Enapor, no Porto da Praia. As balas estavam dentro de um barril transportado da França para Cabo Verde pelo navio Neonila.
Segundo a PN, a mercadoria estava no armazém da Enapor desde o dia 13 de abril deste ano e foi submetida a vistoria devido ao excesso do prazo de armazenagem. As munições estavam dissimuladas num embrulho de borracha de câmara de ar com fita-cola de cor alumínio.
Ainda ninguém foi detido na sequência desta operação, que foi desencadeada no dia 6 de setembro, mas só agora divulgada.
No mesmo dia, e por igual motivo, o Comando Fiscal da Praia efectuou a apreensão de uma arma de fogo e seis munições, ambas de calibre nove milímetros, que estavam escondidas num pequeno volume remetido dos Estados Unidos da América. Estes perigosos objectos deram entrada no Porto da Praia no dia 3 de abril a bordo do navio Agena e foram encontrados quando a encomenda foi aberta devido ao excessivo tempo de armazenagem.
À semelhança do primeiro caso, a PN não deteve nenhum suspeito até ao momento.