Pub.
Mundo
Tendência

Combate de jaula entre Musk e Zuckerberg, dois magnatadas da tecnologia, confirmado para acontecer na Itália

A luta pode angariar milhões de euros que serão doados a dois hospitais pediátricos italianos e a veteranos norte-americanos.

Pub.

O propalado combate de jaula entre os magnatas da tecnologia Mark Zuckerberg, dono das redes sociais Facebook e Instagram, e Elon Musk, o homem mais rico do mundo e proprietário da rede social X (antigo Twiter), deverá acontecer na Itália. Ontem, Musk afirmou que as autoridades italianas confirmaram as negociações para o inédito combate e espera que esse “evento de caridade” ocorra no antigo Coliseu, um património Mundial da Unesco. Porém, o ministro da Cultura italiano já descartou esta hipótese.

Publicidade

A proposta já foi abordada com o ministro da Cultura italiana que, segundo Musk, concordou que o evento decorra num local épico. O ministro Gennaro Sangiuliano, confirmou ter falado com Musk sobre “como organizar um grande evento de caridade a evocar a história”, mas disse que nenhum combate “será realizado em Roma”. Em comunicado, Sangiuliano disse que qualquer evento com Musk arrecadará “uma quantia enorme, muitos milhões de euros, (que) será doada a dois importantes hospitais pediátricos italianos”. “Será também uma oportunidade de divulgar a nossa história e o nosso património arqueológico, artístico e cultural à escala global, afirmou.

Musk disse que “tudo o que for feito será uma homenagem ao passado e ao presente da Itália” e que os lucros “irão para os veteranos”, frisando que o evento será gerido por fundações dirigidas por ele e por Zuckerberg e não pelo UFC, o principal promotor de artes marciais mistas (MMA) no mundo.

Publicidade

O líder da UFC, Dana White, está ainda a tentar participar no evento, tendo afirmado esta semana ao podcast do antigo pugilista Mike Tyson que acreditava que a luta iria gerar cerca de mil milhões de dólares de receitas. Os dois magnatas da tecnologia, que ocasionalmente tinham desavenças à distância, tornaram-se concorrentes diretos depois de a Meta de Zuckerberg ter lançado a plataforma Threads, semelhante ao Twitter, no início de julho.

Musk não avançou uma data para o combate, mas disse que poderá precisar de passar por uma “pequena cirurgia” para resolver um problema no ombro direito. “A recuperação levará apenas alguns meses”, acrescentou. O homem mais rico do mundo tem uma placa de titânio a segurar duas vértebras juntas, mas disse na sexta-feira que atualmente isso “não é um problema”.

Publicidade

A expectativa de um embate é alimentada pelos dois gigantes da tecnologia desde junho, quando a primeira menção à luta foi feita. Tudo começou quando a notícia de que a Meta, de Zuckerberg, estava criando uma rede social para rivalizar com o Twitter, de Musk, foi divulgada. A notícia foi confirmada quando o aplicativo Threads, o grande rival da rede social X (Twitter), foi lançado.

Musk então disse que estaria “pronto para uma luta de jaula” e Zuckerberg respondeu em postagem no seu perfil do Instagram: “Envie-me o local”. Foi o suficiente para os magnatas começarem o preparo para a luta, enquanto os internautas criavam memes da situação.

C/ Dn.pt e Globo.com

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo