Faleceu na tarde de hoje em São Vicente o produtor teatral, agente associativo e educador Daniel “Nhela” Monteiro, vítima de doença, aos 58 anos. Estava internado no Hospital Baptista de Sousa. Foi galardoado com Prémio Mérito Teatral 2021, em reconhecimento pelos mais de 30 anos de contributo para a dinamização das artes cênicas em Cabo Verde.
“É com profundo pesar que a Associação Artística e Cultural vem por este meio informar do falecimento de Daniel Monteiro, mais conhecido por Nhelas, produtor e dirigente da nossa associação durante largos anos. Devido ao seu rico percurso Daniel Monteiro receberia, em 2021, o Prêmio de Mérito Teatral desse ano, o mais importante galardão do teatro cabo-verdiano. Desejamos que o nosso querido Nhelas possa ter partido em paz, nos curvamos perante a sua memória e apresentamos à família e amigos as nossas mais profundas condolências”, lê-se na nota, divulgada na página desta associação.
Na altura, prometeu continuar a trabalhar em prol das artes cênicas em São Vicente e ajudar na extensão do Mindelact para as outras ilhas, sobretudo as mais a norte. “Estou muito grato por todos os sócios da Associação Mindelact terem reconhecido o meu trabalho. São mais de 30 anos do Mindelact, inclusive houve uma altura que tive de parar um avião para levar o actor António Santos. Fizemos muitas coisas, mas continuo disponível para trabalhar, mesmo estando fora da direcção desta associação”, declarava Monteiro, que apontava como prioridade da sua acção, enquanto sócio, ajudar a levar o Mindelact para outras ilhas, sobretudo para Santo Antão, Sal e Boa Vista.
O longo percurso de Nhelas ligado ao teatro começou em 1995, com realização do primeiro festival de teatro em São Vicente. Era então dirigente do grupo Frank Cavaquin. Um ano mais tarde, em 1996, participou como membro-fundador na criação da Associação Mindelact e, de imediato, entrou para os corpos gerentes, na primeira equipa de gestão desta associação. Foi presidente do Mindelact por dois mandatos. Em 2021, por unanimidade e aclamação, foi escolhido Prémio de Mérito Teatral.
Aos familiares, amigos e à Associação Mindelact, este jornal endereça às mais sentidas condolências.