O fisiculturista Iguer Castro vai tentar conquistar o seu cartão profissional na prova internacional Big Pro Qualifier, que acontece em Portugal no dia 1 de maio. Horas antes, e no mesmo dia, o atleta cabo-verdiano irá competir na NPC – National Championship, mas que não dá direito a pro-card. Mesmo assim, o seu objectivo é vencer as duas competições.
Iguer estará a competir enquanto fisiculturista cabo-verdiano, mas sem representar Cabo Verde a nível oficial. Isto acontece porque o atleta decidiu desvincular-se da Federação Cabo-verdiana de Culturismo e Halterofilismo e inscrever-se na IFBB Pro League enquanto cidadão dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. O atleta, que chegou a entrar em conflito com o presidente da FECAH, assegura que a sua decisão não tem nada a ver com essa questão.
“Saí por motivos pessoais, mas sem especificar. Mas, na verdade, faz algum tempo que tenho estado a pensar tomar essa decisão porque queria seguir outra Liga. A federação cabo-verdiana faz parte da IFBB Elite Pro, enquanto eu queria estar na IFBB Pro League e dar um salto maior na minha carreira”, diz o fisiculturista. Iguer Castro especifica que a sua meta é competir no Mister Olympia, a prova máxima de fisiculturismo, que é organizada pela Pro League. Já a IFBB Elite Pro é detentora do torneio Mister Universo.
Para atingir essa meta, Iguer Castro precisa conquistar primeiro o passaporte profissional. Por isso a sua meta é vencer a Big Pro Qualifier no dia 1 de maio, em Portugal.
Iguer Castro, que pesa neste momento 109 quilos, está mesmo assim confiante na sua prestação. Aliás, este jovem de 26 anos salienta que tem claro na mente o seu objectivo, que é tornar-se profissional de fisiculturismo. “Ainda não tenho o meu pro-card, mas penso e ajo como um profissional”, comenta o atleta, que já conquistou o título de campeão de Cabo Verde e representou o país em provas internacionais.
Das conversas que tem tido com amigos, o atleta sente-se motivado e conta com o apoio em Portugal dos colegas Álvaro Andrade, Badiss, Fogo (Veiga), Kevin Tubarão e outros. Iguer, que viaja no dia 21 de abril, recebeu uma carta-convite da IFBB Pro League enquanto atleta da comunidade dos PALOP.
Todas as despesas de participação nessa prova têm sido suportadas pelo atleta, que se mostra aberto a patrocínios para minimizar o esforço financeiro.