Pub.
Economia
Tendência

Comissão de Mulheres Sindicalistas promove formações no âmbito de Março Mês da Mulher

Pub.

A Comissão das Mulheres Sindicalistas da UNTC-CS em São Vicente promoveu na tarde de ontem um workshop sobre educação financeira, a segunda consecutiva, no âmbito do mês de Março Mês da Mulher. Esta formação antecede outras duas também previstas para este mês, sendo uma em comunicação e imagem e outra sobre os benefícios da actividade física.

A formação contou com 17 participantes e decorreu no Salão Multiuso da UNTC-CS. “Foi o segundo workshop sobre educação financeira que realizamos, mas desta vez decidimos enquadra-los nas actividades no âmbito do Mês da Mulher”, explicou a vice-presidente da Comissão das Mulheres Sindicalista, realçando que este é apenas uma de várias atividades agendada para este mês de março.

Publicidade

O workshop, prossegue Albertina Ferreira, teve como formador Rosalina Lima e inseriu-se num projecto de Educação Financeira, em parceria com a Associação para Defesa dos Consumidores (Adeco). “Foi uma excelente partilha de informação, que vai ajudar muita boa gente. Como pudemos perceber, era algo desejado pelos participantes, mesmo por pessoas com um bom nível de formação académica e que tinham interesse em participar neste workshop. Isto porque, muitos vezes, não basta a formação acadêmica. É preciso saber gerir e bem as finanças”, pontua. 

Participantes workshop sobre educação financeira

A segunda formação está agendada para o dia 10 do corrente de março e vai versar sobre comunicação e imagem, das 16 às 18 horas. Será ministrada pela professora Suzel Cruz, da Universidade de Cabo Verde, também na Sala Multiuso do sindicato. “Todas as nossas formações decorrem na Sala Multiuso da UNTC-CS, que é um grande espaço de formação e está disponível para nós da Comissão de Mulheres Sindicalistas e para quem quiser aproximar, através de parceria ou outros.”

Publicidade

O terceiro workshop, em parceria com a Clinica Vitality, estará a cargo da fisioterapeuta Jéssica Lopes e Darlene Leite. Para os sócios, diz , têm direito a um credencial que lhes garante descontos nos serviços prestados por esta clínica. “Este workshop vai fazer uma abordagem sobre os inúmeros benefícios da actividade física na saúde das mulheres nas várias fases da vida, designadamente durante a gestação. O propósito é mostrar as vantagens desde a questão estética a melhoria saúde fisiológica e mental.”

Segundo Albertina Ferreira, com estas formações a Comissão de Mulheres pretende passar alguns conhecimentos para além daqueles adquiridos, ou então fazer um “refrech” dos assuntos que já ouviram falhar, mas que estão desligados. No caso da formação promovida pela Vitality, o objectivo é estimular a pratica da actividade física por mulheres independentemente da fase da vida que se encontra. Propões ainda orientar as mulheres para as melhores atividades para cada grupo etário. 

Publicidade

As formações têm como público-alvo mulheres e homens, independente da idade. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo