Pub.
Social
Tendência

Atendimento do Serviço de Oftalmologia criticado: HBS diz que nem sempre queixas oculares precisam de intervenção do especialista

Pub.

Utentes residentes em S. Vicente estão insatisfeitos com o atendimento do Serviço de Oftalmologia do Hospital Baptista de Sousa que, conforme fonte do Mindelinsite, enfrenta dificuldades em dar resposta célere e adequada à demanda por alegada escassez de pessoal. Informação recolhida por este jornal dá conta que o referido serviço ficou uma semana sem oftalmologista e que a anterior directora pediu a sua saída do cargo. Neste momento, no entanto, já está disponível uma oftalmologista, mas, acrescenta a nossa fonte, ela não consegue, sozinha, dar vazão à procura.

Devido a essa situação, diz o interlocutor deste online, o nível de atendimento do serviço terá decaído e vários casos foram enviados para o Banco de Urgência do HBS, medida que estará a provocar algum atrito entre utentes e o pessoal do referido serviço.

Publicidade

Abordada pelo Mindelinsite, a direção do HBS afirma que o Serviço de Oftalmologia dispõe de uma especialista da área, que é a responsável por toda a actividade neste momento. Acrescenta que nem sempre as queixas oculares dos utentes precisam da intervenção do especialista em oftalmologia, assim como acontece com outras especialidades, e, quando a demanda é muito elevada, é preferível enviar o doente para as Urgências ou para demanda espontânea nos centros de saúde da área de residência, do que fazê-lo esperar desnecessariamente.

Conforme o hospital, se o médico de clínica geral verificar que se trata de assunto para a especialidade, referencia ao hospital para a consulta externa ou mesmo para a Urgência, se assim for necessário.

Publicidade

O Serviço de Oftalmologia, indicam dados avançado pelo HBS, é integrado por um médico especialista, dois ortoptistas, um enfermeiro e pessoal de apoio operacional.  Este aguarda, entretanto, a vinda de mais um médico especialista da cooperação cubana.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo