Monte Sossego apresenta todo elenco para Carnaval 2023 em feijoada de amigos
O grupo carnavalesco Monte Sossego apresentou na noite de ontem, num evento denominado feijoada de amigos, todo o seu elenco para o Carnaval 2023, desde as musas, reis, rainha e passistas, às diretorias que vão comandar o desfile do dia 21 de fevereiro. O presidente António “Patcha” Duarte anunciou ainda o inicio dos ensaios no dia 21, no polivalente de Monte Sossego.
A actividade, de acordo com “Patcha”, foi desenhada em uma reunião da direcção realizada no ano passado, que também determinou ainda a data do arranque dos ensaios, 21 de janeiro a 18 de fevereiro. Em termos de figurantes, os “Índios” terão como 1°casal de mestre-sala e porta-bandeira Fabrício Cardoso e Cátia Ferreira; 2° casal Diego e Alana; musas Mara, Wendy e Elisa Correia; rainha de bateria Wendy Simone; rainhas Vera Spencer e Catarina Cardoso e, rei, Igor Miranda. Foram ainda apresentados todos os segmentos que compõem grupo, desde a direcção, directorias do Carnaval, de Harmonia e de Bateria, e ainda uma amostra dos ritmistas que compõem a bateria do grupo.
“A partir do arranque dos ensaios iremos suspender todas as demais atividades porque temos de focar na sincronia do grupo para o desfile. Estes arrancam no dia 21 do corrente, mas já estão abertas as inscrições e já temos os figurinos. As nossas costureiras também já estão a trabalhar. Esta é a dinâmica que temos neste momento”, explicou o presidente do Monte Sossego num exclusivo Mindelinsite, indicando que qualquer evento promovido ao longo do ano tem a perspectiva mostrar aquilo que o grupo está a fazer, mas também é um chamariz.
“O nosso objectivo é mostrar aquilo que estamos a fazer e atrair componentes e profissionais para o grupo. Estou a referir em concreto a serralheiros, carpinteiros, electricistas, pintores, aderecistas, carnavalescos e costureiras. Enfim, todo o arsenal de figuras que gravita a volta do Carnaval, a maior parte, anônimos que constroem este espetáculo.”
A semelhança dos anos anteriores, a agremiação Monte Sossego espera levar para a avenida entre 1500 a 1800 figurantes. “Esta é a cifra que estamos a projectar, haja vista também a vontade que as pessoas têm de desfilar por causa da conjuntura vivida. Foi uma conjuntura extremamente difícil de perda, de privação e de insegurança. Houve uma série de coisas e, neste preciso momento aparentemente ultrapassado. Estamos agora com um balão de oxigênio que todo mundo quer aproveitar e divertir. Penso que o Carnaval de S.Vicente merece fazer este percurso de reafirmação. Temos esta janela de oportunidade que acredito que todos o querem agarrar”, perspectiva.
Os ensaios do grupo carnavalesco Monte Sossego vão decorrer no polivalente da zona, espaço onde, diz, o grupo sente mais à-vontade e ganha energia para o desfile. Este ano o grupo tem como enredo “o povo das ilhas ainda quer um poema diferente para o povo das ilhas”, inspirado no poema “Um poema diferente” do poeta, escritor, politico, diplomata e mindelense Onésimo Silveira.
Fotos: Grace Ribeiro