Ivan Rocha promove “Loreta já senta pel”, seu primeiro álbum a solo, nas plataformas digitais
Ivan Rocha, um jovem artista aficionado da música tradicional cabo-verdiana, colocou este mês nas plataformas digitais o álbum “Loreta já senta pel”, o seu primeiro trabalho a solo. O disco é composto por 10 faixas, todas inéditas e da autoria do intérprete. Os estilos, avança, incluem a Morna, Coladeira, Batuku e Funaná. Acrescenta que teve o cuidado de resgatar o estilo mais antigo da coladeira, ele que se assume como um artista influenciado pelos ritmos tradicionais desde a infância.
A obra foi gravada em fevereiro, a masterização aconteceu em outubro e foi disponibilizada nas plataformas Spotify, Youtube e Apple Music agora em dezembro. “A visualização está a ser interessante. Posso mesmo dizer que está a superar as minhas expectativas”, diz o compositor. Ivan Rocha já tem em agendamento espectáculos no Centro Cultural do Mindelo e no Palácio Ildo Lobo, na cidade da Praia, mas não revelou as datas.
O jovem começou a sua relação com a música aos nove anos, quando recebeu do pai um cavaquim de presente, o seu primeiro instrumento. Mais tarde passou a participar em noites cabo-verdianas e a interessar-se pelo piano.
O seu trajecto artístico seria marcado pela participação no concurso Talento Strela em 2011 e 2012, tendo sido finalista neste último ano. Outro momento marcante foi a sua participação num concurso para fomento da criação artística lançado pelo Minisério da Cultura e Indústrias Criativas. Participou com obras próprias e foi um dos vencedores. Graças a esse evento conseguiu financiamento para gravar o referido álbum.
Ivan Rocha está agora focado na promoção de “Loreta já sentá pele” no ano que já está à porta.