O Rotary Clube do Mindelo recebeu um contentor de 40 pés repleto de materiais escolares, brinquedos e géneros alimentícios, com base num projecto desenvolvido em parceria com a sua congénere de Sines. São quase 6 toneladas de produtos que, segundo Osvaldo Monteiro, começaram a ser distribuídos em S. Vicente, tendo sido já contemplados o espaço infantil “Um brecinha”, no bairro do Iraque, o Lar de Idosos, na Ribeira Bote, e o Centro de Acolhimento para Crianças com Cuidados Especiais, em Chã de Alecrim.
Estas são algumas das instituições apoiadas pelo Rotary Clube do Mindelo e, enfatiza o presidente da organização, a prioridade é entregar os géneros alimentícios. “São muitos materiais armazenados em 1.440 caixas. O contentor está completamente cheio, pelo que poderemos ir fazendo entregas até ao final do ano”, frisa Osvaldo Monteiro.
O projecto surgiu há cerca de dois anos, a quando de uma viagem de trabalho de Filipe Raposo à ilha de S. Vicente. Enquanto membro da Rotary Clube de Sines entrou em contacto com os colegas do Mindelo e juntos foram visitar duas escolas. A partir dessa visita surgiu a ideia de elaborarem o projecto “Criar Sorrisos em Mindelo”, para ajudar crianças e pessoas vulneráveis. Já em Portugal, Filipe Raposo meteu mãos à obra e conseguiu os donativos e o apoio da empresa Três Mosqueteiros, que transportou o contentor de Sines para o Porto de Lisboa. Deste ponto, o contentor foi trazido para Cabo Verde pelo Grupo Sousa.
“Além desta iniciativa temos ainda uma ambulância para entregar ao Rotary Clube do Mindelo, destinado aos Bombeiros de S. Vicente, e pretendemos fazer uma geminação entre os dois clubes”, revela Filipe Raposo.
A ambulância, segundo Osvaldo Monteiro, já está preparada, aguardando apenas a resolução de pendências burocráticas para ser embarcada. Esta será a segunda unidade que o Rotary Clube do Mindelo irá entregar aos bombeiros municipais. A primeira foi em março de 2020 e, segundo Monteiro, foi bastante útil nas operações desencadeadas em S. Vicente no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
O transporte do contentor para o Porto Grande foi assegurado pelo Grupo Sousa, que, assegura Adérito Brito, representante da empresa em S. Vicente, vai continuar disponível para dar a ajuda necessária a outras iniciativas do género. Segundo o gestor, o Grupo Sousa quer ajudar no desenvolvimento de S. Vicente, com foco especial na estabilidade das crianças e das pessoas mais vulneráveis.