A direção do liceu José Augusto Pinto decidiu afastar um professor das salas de aula por suspeita do seu envolvimento com uma estudante de 14 anos de idade. A notícia foi relatada pela agência Inforpress, que confirmou a informação junto da diretora do estabelecimento de ensino secundário. Dirce da Luz, conforme a Inforpress, adiantou que a escola recebeu a denúncia na semana passada através da mãe da menor e logo de seguida acionou os meios para dar o devido encaminhamento ao caso.
Segundo a mesma fonte, a ocorrência já é do conhecimento do delegado da Educação de São Vicente, do ministério e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA). Por isso, adianta, a direção da escola decidiu por afastar o referido professor das salas de aula enquanto aguarda o desenrolar da investigação.
Conforme a directora, o docente não está suspenso das suas funções porque é uma decisão que cabe às instâncias superiores “Mas, optámos por o afastar da sala de aula, até para prevenir situações que possam colocar em perigo a sua própria integridade física”, explicou Dirce da Luz, que alertou para julgamentos antecipados, mas admitiu, por outro lado, ser “constrangedor e lamentável” haver denúncias do tipo, ainda mais em Junho, mês da criança.
Dirce da Luz, que assegurou estar perante um primeiro caso na sua gestão, que iniciou no mês de Agosto do ano passado, disse estar a fazer de tudo para haver um desfecho o mais breve possível deste caso, para “servir de exemplo e também proteger a vítima”.
A aluna de 14 anos, segundo a mesma fonte, está a receber acompanhamento psicológico solicitado pela própria família.
O Mindelinsite tentou entrar em contacto com o delegado da Educação e com a directora do liceu, mas sem sucesso.
C/ Inforpress