A seleção de futebol AA conhece hoje os adversários na fase de grupos para a CAN 2023, copa cuja final será no verão desse ano na Costa do Marfim. O sorteio acontece esta tarde nos estúdios da SuperSport, em Joanesburgo, na África do Sul.
Conforme a Federação Cabo-verdiana de Futebol, os potes foram organizados de acordo com o último ranking da FIFA. Assim sendo, Cabo Verde fica no pote dois e não poderá defrontar na fase de grupos combinados como África do Sul, Guiné Conacri, Gabão, Benin, Uganda, Zâmbia, Congo, Guiné Equatorial, Madagascar, Quénia e Serra Leoa.
Os 48 países vão estar divididos em 12 grupos de quatro equipas (Grupo de A a L) e as duas primeiras classificadas de cada poule vão estar na fase final da taça africana das nacões. “O anfitrião Costa do Marfim vai marcar presença no sorteio, o que significa que, para além dele, apenas uma outra seleção passa de fase”, enfatiza a FCF. Conforme este organismo, Quénia e Zimbábue foram suspensos pela FIFA de todas as provas de futebol, todavia vão estar no sorteio, apesar das proibições temporárias. Se a suspensão não for levantada até duas semanas antes da primeira jornada, diz a FCF, ambas as federações serão consideradas eliminadas da competição. Deste modo, os seus grupos serão compostos por três seleções, qualificando-se os dois primeiros.
De 30 de maio a 14 junho serão disputadas as duas primeiras jornadas, enquanto a terceira e quarta jornada serão entre 19 e 27 de setembro. Já a quinta e sexta jornada estão marcadas para decorrerem entre 20 a 28 de março de 2023.
Pote 1
Senegal, Marrocos, Nigéria, Egito, Tunísia, Camarões, Argélia, Mali, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana e RD Congo.
Pote 2
África do Sul, Cabo Verde, Guiné Conacri, Gabão, Benin, Uganda, Zâmbia, Congo, Guiné Equatorial, Madagascar, Quênia e Serra Leoa.
Pote 3
Namíbia, Mauritânia, Guiné-Bissau, Niger, Líbia, Moçambique, Malawi, Togo, Zimbabwe, Gambia, Angola e Comoros.
Pote 4
Tanzânia, República Centro Africana, Sudão, Ruanda, Burundi, Etiópia, Eswatini, Lesoto, Botswana, Libéria, Sudão do Sul e São Tomé e Príncipe.