Governo de CV considera a operação militar russa na Ucrânia o maior desafio e ameaça à paz global
O Governo de C. Verde afirmou em comunicado que a operação militar da Rússia na Ucrânia representa o maior desafio e ameaça à paz global e segurança internacionais. Conforme nota assinada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a invasão russa coloca em causa a segurança de populações civis e pode despoletar consequências políticas, económicas e sociais não apenas no leste europeu como no resto do mundo.
Deste modo, o Executivo diz condenar “inequivocamente” o recurso à ameaça e ao uso da força nas relações entre Estados, defendendo o respeito pelos valores e pelo Direito Internacional plasmados na Carta das nações Unidas. “Neste sentido reitera a defesa do princípio da igualdade soberana e integridade territorial dos Estado”, enfatiza o Governo cabo-verdiano, para o qual não se deve poupar esforços com vista ao cessar-fogo imediato, dando primazia a uma saída diplomática para a crise entre a Rússia e a Ucrânia.
Para o Executivo, a aplicação das disposições dos Acordos de Minsk, em conformidade com a Resolução 2202 do Conselho de Segurança revela-se fundamental.
O mundo está em estado de alerta máxima desde que tropas russas invadiram a Ucrânia, uma intervenção bastas vezes prognosticada pelos Estados Unidos. O confronto já começou a fazer vítimas mortais e até o momento as tropas russas já atacaram várias cidades, incluindo a capital Kiev.