Pub.
Mundo

Faleceu Elza Soares, a “maior voz do samba”

Pub.

A cantora brasileira Elza Soares faleceu ontem de causas naturais, aos 91 anos de idade. Esta perda suscitou a reação de uma série de figuras do mundo da música, como Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Pagodinho.

Para Alcione, o povo brasileiro está de luto. “Perdemos a nossa maior sambista, a maior sambista de todos os tempos. É uma tarde de janeiro triste. Vai em paz, Elza Soares”, declarou a cantora.

Publicidade

Elza Soares foi, na perspectiva do compositor Zeca Pagodinho uma das melhores cantoras de samba e uma das maiores guerreiras que conheceu conheci. “Obrigado por deixar essa música maravilhosa que você cantava”, disse em tom de adeus.

O cantor e compositor Paulinho da Viola também agradeceu a artista por tudo aquilo que fez pela música e a cultura brasileira. Na sua opinião, Elza tinha força na voz e na vida. “Quebrou tabus, rompeu barreiras, inclusive no samba, nos desfiles da avenida. Virou inspiração para gerações de intérpretes.”

Publicidade

Segundo Neguinho da Beija-Flor, a malograda artista foi a primeira cantora intérprete de uma escola de samba, a Mocidade Independente de Padre Miguel. A cantora foi mesmo reverenciada ontem pela quadra da escola pelo seu talento, coragem e garra. “És a estrela! Seu povo esperou tanto para revê-la e reviu. Reviu o seu amor passar na avenida da forma mais linda possível. Você foi uma das maiores deste país”, escreveu a direção da Beija-Flor, lembrando que o Carnaval era a paixão de Elza Soares.

A cantora Fafá de Belém afirmou que o Brasil perdeu uma excelente cantora, uma mulher que revolucionou a intenção e o sentido da palavra mulher, do respeito e da dignidade. Ela que vê Elza Soares como um símbolo da liberdade.

Publicidade

Gilberto Gil, que teve a honra de dividir o palco com Elza, enfatizou que foram décadas cheias de vida e dias intensos, noites extraordinárias com samba e paixão. Ele que considerada a cantora como uma renovadora do samba.

Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação

Elza Soares morreu de causas naturais no dia 20 de janeiro, data em que faleceu Garrincha, com que foi casada. Em janeiro de 2021, a BBC produziu o especial “A Rainha Invencível do Samba”, dedicado a Elza Soares.

C/ Globo.com

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo