A tradicional corrida de S. Silvestre bateu este ano o recorde de inscritos – cerca de 110 competidores das ilhas de S. Vicente, Santiago, S. Nicolau, Santo Antão e Fogo. Os atletas portugueses Rui Velosa e Sandra Teixeira cancelaram a sua presença na prova.
A prova dos cem metros masculinos organizada ontem pela Associação de Atletismo de S. Vicente foi ganha pelo atleta Jovani, que percorreu a distância em 11,60 segundos. Os concorrentes Flávio e Fábio completaram o pódio, com os tempos de 11,91 e 12,10 segundos, respectivamente. Já no capítulo feminino, Edilene Rafaela foi a mais rápida, com 12,48 segundos. Dezanove velocistas (6 femininos e 13 masculinos) participaram nessa competição, que decorreu entre o Centro de Estágio da FCF e o estádio Adérito Sena.
Para Arlindo Fonseca, presidente da AASV, os tempos conseguidos pelos corredores mais rápidos ficaram aquém dos resultados a nível nacional (que ronda os 10,60 segundos, em masculino), o que, na sua opinião, comprovam a necessidade premente de se apostar com afinco no atletismo em S. Vicente, dotando a ilha da almejada pista de tartan no estádio Adérito Sena. “Continuamos a tocar nesta tecla, apesar das tantas promessas feitas pelos vereadores do Desporto, o ex-ministro do Desporto e o próprio Primeiro-ministro. Mas disseram isso por altura das campanhas e isso já lá vai”, critica Fonseca, que, reforça, a AASV tem feito uma pressão sistemática há vários anos que não tem surtido nenhum efeito prático.
Os holofotes vão estar agora apontados para a tradicional Corrida de S. Silvestre dos 10 e cinco quilómetros, que deve contar com o recorde de 110 atletas de cinco ilhas. Além de S. Vicente, participam um corredor do Fogo, dois de Santiago, cinco de S. Nicolau e três de Santo Antão. Entretanto, os atletas portugueses Rui Velosa e Sandra Teixeira cancelaram a sua vinda à cidade do Mindelo devido a constrangimentos provocados pela nova onda da Covid-19, que se alastra um pouco por todas as latitudes.
Segundo Fonseca, tudo está pronto para esta edição da Corrida de S. Silvestre nas categorias júnior, sénior e veterano, em masculino e feminino. A partida acontece amanhã pelas 16.30 horas a partir da praia da Lajinha e meta na Rua de Lisboa. A organização conseguiu patrocínio para os primeiros sete lugares do escalão sénior, cujo primeiro prémio será de 30 mil escudos. Já em juniores os prémios monetários são para os 3 lugares do pódio e, nos veteranos, haverá para os dois vencedores de três categorias, formadas com base na idade dos competidores.