Um colecionador comprou esta semana um exemplar da revista Superman publicada em 1939, um ano após a criação do super-herói de banda desenhada, por nada menos 2,6 milhões de dólares. O livro, que foi adquirido por 10 céntimos de dólar em 1979 pelo vendedor Mark Michaelson ao proprietário original, mostra na capa o mítico super-herói de capa vermelha sobrevoando prédios de uma cidade e foi mantido durante todos estes anos sob temperatura controlada. Este reformado, que vive em Houston (Texas) manteve a revista bem guardada num cofre com controlo de temperatura.
Segundo a ComicConnect.com, casa de leilões online, o actual comprador, que desembolsou o equivalente a 2,3 milhões de euros pela revista, preferiu manter o anonimato.
Afecto à DC Comics, empresa “rival” da Marvel, Superman foi criado em 1938 pelo escritor norte-americano Jerry Siegel e pelo ilustrador canadiano Joe Shuster. As bandas desenhadas mais raras do Super-Homem têm sido vendidas por valores recordes em leilões promovidos recentemente. A ComicConnect anunciou em abril ter vendido, por 3,25 milhões de dólares (2,7 milhões de euros), a história que apresentou o Super-Homem ao mundo em 1938.
Segundo Stephen Fischer, director da ComicConnet, o preço do livro atingiu esse valor astronómico pela sua elevada qualidade. Assegurou que é muito difícil encontrar edições do primeiro Superman publicadas pela National Publications, antecessora da DC Comics, tão bem conservadas, como foi o caso.