A sede do SISTCEPP, um novo sindicato criado em fevereiro de 2020, será inaugurada este domingo à tarde na cidade do Mindelo, mais precisamente nas imediações da rotunda da ex-discoteca Fantastique. Este momento, segundo Jailson d’Aguiar, presidente do Sindicato da Indústria, Serviços, Turismo, Comércio, Empresas Públicas e Privadas vai marcar uma nova dinâmica e dar uma maior credibilidade a esse organismo. “Os nossos sócios já terão um local de referência, onde possam estar a par da vida do sindicato e podemos desencadear o nosso trabalho com mais intensidade”, comenta o líder sindical.
Este ex-dirigente local do sindicato Siacsa garante que o Sistecepp terá uma postura diferente no terreno, orientado para conciliar trabalhadores e empresas, e não promover a desavença e guerras laborais. Jasilson d’Aguiar salienta que os sindicatos têm estado mais à espera de serem contactados pelos sócios afectados por problemas laborais, em vez de serem proactivos, em estreito contacto com os trabalhadores e as empresas para evitar o surgimento de conflitos. Mas assegura que o novo sindicato vai estar o mais próximo possível dos sócios e das empresas, sempre com o cuidado de promover a conciliação.
“Muitos trabalhadores e empresas desconhecem a lei e é nosso dever instrui-los e evitar desentendimentos. Há casos de delegados sindicais sem formação e que sentem dificuldades em fazer o seu trabalho”, diz o presidente do Sistcepp, que já está filiado na UNTC-Central Sindical.
Neste momento, o sindicato tem cerca de 200 sócios, mas espera aumentar paulatinamente os seus membros com a inauguração da sua sede.