Pub.
Mundo

Morreu a mulher mais velha do Brasil e a terceira do mundo aos 116 anos

Pub.

Morreu a mulher mais velha do Brasil e a da América Latina, e a terceira mulher do mundo. De acordo com a imprensa brasileira, Francisca Celsa dos Santos morreu no passado dia 5 de outubro na sequência de uma pneumonia. Tinha 116 anos de idade e estava a 17 dias de celebrar o 117.º aniversário.

Francisca era natural de Cascavel, localizada na região metropolitana de Fortaleza, e trabalhou com artesanato a maior parte da vida. Passou por duas pandemias, a gripe espanhola e o coronavírus, às quais escapou ilesa.

Publicidade

A partir dos 80 anos, Francisca afirmava com uma frequência anual que “não passo desse ano”. No entanto, destacava-se pela sua saúde até esta pneumonia que se revelou fatal.

Francisca Celsa dos Santos só ficou doente uma vez na vida, quando com pouco mais de 80 anos lhe foi diagnosticado um cancro no estômago. Como não gostava de hospitais, evitou ser internada e fez o tratamento em casa com remédios naturais, contou a neta Fernanda Celsa.

Publicidade

Foi reconhecida pelo Guinness como a mulher mais velha da América Latina um dia antes de morrer. A mulher deixa três filhas, netos, bisnetos e trinetos.

C/Folha de S. Paulo

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo