As federações de basquetebol de Cabo Verde e Portugal assinaram um protocolo em Lisboa para a criação de dois campos 3×3 BaskeArt na ilha de S. Vicente. A iniciativa partiu do jogador cabo-verdiano Betinho Gomes e da basquetebolista portuguesa Sofia Gomes, ambos atletas do SL Benfica, e conta já com o apoio da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, FIBA, Tintas Neuce, a Câmara de S. Vicente e o Instituto do Desporto e Juventude.
A noticia está publicada no website oficial da FPB, segundo a qual o encontro entre os responsáveis das duas federações visou abordar outros projectos de cooperação e fortalecer a ligação institucional entre essas entidades. Conforme esse órgão de informação, tem havido um interesse mútuo das partes em se aproximarem ainda mais, iniciativa essa que a FPB recebe de “barços abertos”.
Na reunião compareceram o presidente da FPB, Manuel Fernandes, o secretário-geral, João Carvalho, e Nuno Manaia, diretor técnico nacional, bem como Mário Correia, presidente da FCBB, José Tavares Silva, adido de Cabo Verde em Portugal, Betinho Gomes e Sofia Ramalho Gomes, antigos internacionais portugueses e atletas do SL Benfica. Refira-se que tanto Betinho como Sofia fazem parte do staff técnico que estará em S. Vicente no âmbito do campus de verão promovido pelo projecto Aminga – Youth Sports Development Program na primeira semana de julho.