Até ao dia 30 de maio estão abertas as participações de ideias, projectos, casos ou teses para nove temas que serão debatidos em modo de consultoria circular e aprendizagem colaborativa no workshop internacional de Segurança e Saúde Comportamental. Nesta oitava edição, o evento, que costuma acontecer entre Portugal e Brasil, conta com a participação institucional, académica e técnica de Angola e Cabo Verde, pelo que a organização espera receber propostas de interessados residentes fundamentalmente nos dois países africanos.
“Os interessados em participar através de apresentação de ideias, projetos, ‘cases’, teses deverão enviar as suas propostas para o e-mail geral@segurancacomportamental.com. Deve constar um resumo com o máximo de 800 palavras, indicando: nome, entidade, contato e-mail e telefónico, n.º do projeto, objetivo, âmbito, ponto de situação, desafios a ser debatidos”, informa Natividade Gomes, directora da revista Segurança Comportamental, publicação especializada e organizadora do workshop, que decorre em modo virtual no dia 12 de outubro deste ano.
O workshop terá oito horas totalmente síncronas entre os quatro países, dividido em duas partes: a primeira será teórica, em modo de comunicação, com apresentação e debate de temas atuais como teletrabalho e nova abordagem de gestão de segurança e saúde; a segunda, de teor prático, centrada em consultoria circular e aprendizagem colaborativa em torno de nove temas. “Para estes nove temas estão atribuídos os respetivos mentores e apela-se à apresentação de ideias, projetos, casos ou teses”, enfatiza Natividade Gomes, que estimula à participação de quem tem uma ideia e não sabe como desenvolvê-la; tem um projeto e precisa de ideias para avançar; aquele que quer debater o seu “case” para melhorar; os que precisam iniciar a sua tese e precisa de ideias…
Os projectos devem incluir áreas como culturas organizacionais, liderança efetiva em segurança e saúde, diálogos preventivos de segurança e saúde, investigação de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, riscos psicossociais… Os resumos serão avaliados pela comissão técnico-científica e será dada resposta entre 30 de maio e 15 de junho.
A revista Segurança Comportamental está no mercado desde 2010, com a missão de ajudar a criar e/ou moldar valores, crenças, atitudes e comportamentos e apoiar a dirigir os ajustes comportamentais adaptáveis às condições de segurança e saúde. O foco é um ambiente laboral e económico mais seguro, saudável e sustentável.