Alguns jogadores da seleção de andebol de Cabo Verde contraíram o vírus da Covid-19, quadro que está a provocar dificuldades acrescidas nos preparativos da equipa para o campeonato mundial, quando faltam dois dias para a viagem para o Egipto, palco da competição. A notícia foi avancada pela RCV e confirmada pelo Mindelinsite junto de uma fonte próxima da seleção, mas que negou entrar em pormenores. Esta manhã, este jornal tentou entrar em contacto com o treinador José Tomaz e Nelson Martins, presidente da federação, mas sem sucesso.
No entanto, em entrevista à RCV, o técnico português afirma que essa situação foi detectada no dia 5, quando 15 pessoas do grupo acusaram positivo para Covid-19. No dia seguinte, prossegue, todo o pessoal fez teste PCR e apenas sete deram resultado positivo para a doença. Por conta disso, toda a equipa ficou em isolamento e os treinos suspensos. Uma nova vaga de testes foi feita hoje e a equipa espera obter os resultados amanhã.
No entanto, tirando um ou outro sintoma ligeiro, como calafrios, os jogadores que testaram positivo encontram-se bem de saúde, como soube o Mindelinsite.
O surgimento desses casos bloqueou literalmente o plano de treinos da seleção, que terá de estar apta a enfrentar a Hungria no dia 15, na sua esperada estreia no Mundial de Andebol. Dois dias depois Cabo Verde joga com a poderosa Alemanha e no dia 19 com Uruguai, a fechar a fase de grupos. Tudo isso vai agora depender dos resultados dos testes, que serão conhecidos amanhã, véspera da partida da seleção de Portugal para Egipto.