Estāo abertas as inscrições para a 3ª ediçāo do Meetup Trekking São Nicolau, evento que tem no seu foco o turismo ecológico, cultural e gastronómico. Sob o lema “Venha explorar São Nicolau”, esta iniciativa, que tem levado muitos cabo-verdianos a descobrir as belezas naturais da ilha de Chiquinho, acontece de 13 a 15 de Novembro. Este ano, devido ao contexto da pandemia, a SN Turismo – Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, adaptou as actividades de modo a evitar aglomeração de pessoas.
“Atendendo à situação sanitária actual, a edição de 2020 terá um formato minimalista e adequado ao contexto, privilegiando a realização de caminhadas com um número máximo de 20 participantes por percurso”, lê-se em nota enviada à redaçāo do Mindelinsite. Além disso pretendem adotar medidas de segurança sanitária recomendadas pelas autoridades de saúde, designadamente medição de temperatura dos participantes no início dos percursos e garantir que será respeitado o distanciamento físico de segurança durante as caminhadas.
O evento, que envolve ainda actividades recreativas e culturais, irá privilegiar experiências ao ar livre que evitem a propagação da Covid-19.
Num ano em que o sector turístico vem sendo posto à prova, o Meet Up Trekking 2020 aposta na promoção da ilha do Chiquinho e da Rede de Percursos Pedestres da ilha – Saniclau Trails, enquanto “produto turístico âncora da região”. Para a organizaçāo, que envolve as Câmaras da Ribeira Brava e do Tarrafal, trata-se de uma oportunidade para experiências singulares, que permitem ao participante usufruir da cultura e do modo de vida das populações locais. A iniciativa, ainda na opiniāo dos organizadores, permite posicionar a ilha como um destino de turismo de natureza.
No âmbito da programaçāo será renovado o site www.meetuptrekking.com e lançado um novo vídeo promocional, com o intuito ainda de levar o público a conhecer a diversidade das paisagens que a ilha oferece aos amantes da natureza em geral, bem como a cultura da ilha através da música, gastronomia e artesanato.