Carlos dos Anjos diz que notícia do El Nuevo Herald é fake
O ex-director geral do Turismo, um dos alegados emissários enviados por Cabo Verde a Caracas para um suposto encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou num exclusivo ao Mindelinsite, que a noticia veiculada pelo jornal El Nuevo Herald é fake news. Carlos Jorge dos Anjos garantiu que está em Lisboa, sem avançar mais detalhes.
Muito parco em palavras, ao ser questionado sobre a veracidade da notícia veiculada por aquele diário espanhol sediado na Flórida, Estados Unidos, e reproduzida pela imprensa nacional, Carlos dos Anjos limitou a negar as informações e remeteu os esclarecimento para o autor do texto.
Lembrou, por outro lado, que o próprio Governo emitiu um desmentido. “Quem fez a noticia que se explique. Estou em Portugal numa viajem de negócio. Sou consultor individual do sector privado”, informou, acrescentando desconhecer onde se encontra Gil Évora. Com o presidente do CA da Emprofac foi impossível um contacto, por móvel ou mensagem.
Refira-se que, segundo o El Nuevo Herald, os dois cabo-verdianos – Gil Évora e Carlos dos Anjos – chegaram à Venezuela na passada segunda-feira e passaram a noite no palácio presidencial, em Miraflores. O jornal, que cita fontes anónimas, revela ainda que esta missão secreta, inscreve-se nos esforços do presidente Nicolás Maduro para fazer com que Cabo Verde liberte o seu principal parceiro, o empresário colombiano, Alex Saab, procurado pelos Estados Unidos por “lavagem de dinheiro”.
Carlos Anjos e Gil Évora, terão chegado em avião particular pelo terminal presidencial, conhecido na Venezuela como “Rampa Cuatro”. E foi ao desembarcarem que se ficou a saber pela documentação que os identificava como Carlos Jorge Oliveira Gomes Dos Anjos e Fernando Gil Alves Évora. Foram levados ao palácio presidencial, escreve aquele diário, destacando que “eles dormiram em Miraflores, não foram alojados em hotéis”