A Enapor tem estado a enfrentar problemas no seu sistema informático que, conforme fontes da empresa, afectou tanto a comunicação interna, principalmente ao nível dos emails, como a facturação de serviços. Houve quem tenha apontado como causa um ataque hacker, mas essa possibilidade foi descartada. Conforme fonte fidedigna, a origem do “bug” tem a ver com os servidores.
O problema foi detectado há mais de duas semanas e paralisou literalmente o funcionamento da empresa de administração portuária. A única área que continuou a sua actividade “normal”, assegura um funcionário, foi a operacional de carga e descarga. Mesmo assim há dificuldades na introdução de dados. “Usamos várias plataformas, hoje tudo é informatizado para o bem e para o mal”, comenta essa fonte. Esta sublinha que um dos serviços mais atingidos foi o das mensagens via email com os diversos portos. Como diz, se a sede deixar de funcionar todo o resto é afectado.
Aos poucos o sistema tem estado a voltar ao normal e a expectativa é que tudo fique resolvido até o final desta semana.
Entretanto, a Enapor tem estado a funcionar sem o Conselho de Administração completo desde o dia 31 de Julho, data em que o PCA, Jorge Maurício, cessou actividades. A empresa ficou sob a gestão dos outros dois administradores, que têm tentado manter a máquina em movimento. Entretanto, tudo indica que a equipa ficará de novo completa na quinta-feira, com a indicação de mais um administrador e a escolha do novo PCA. Para a função máxima o nome mais indicado é o de Alcídio Lopes, ex-administrador do Porto da Praia, e fala-se na “subida” de Gilson Cruz para a administração da empresa.