Os pensionistas dos Correios de Cabo Verde passam a ter acesso aos seus valores através do recurso a um aplicativo de transferência bancária que pode ser baixado para os telemóveis. A empresa anunciou a assinatura de um acordo de serviço com o banco BAI Cabo Verde, que irá potenciar uma parceria que os CCV já dispunham com a Corporação Makeba Inc, dona dessa solução tecnológica. Um aplicativo que, conforme nota de imprensa, será uma alternativa para pagamentos através do telemóvel, sem que haja a necessidade de contacto com o dinheiro vivo e deslocação dos idosos às agências, em particular neste período de ameaça do coronavírus.
“Para aceder aos serviços Makeba, o pensionista deverá confirmar aos Correios de Cabo Verde que pretende receber por esta via e baixar o aplicativo no seu telemóvel. Após o cadastramento e a aceitação dos termos e condições de uso, estes pensionistas ficam aptos para receber as suas pensões através do aplicativo e usufruir dos benefícios do plano pensionista”, explica os CCV. A empresa acrescenta que o serviço de pagamentos permitirá que os valores transferidos pelo INPS fiquem disponíveis nas contas Makeba nos telemóveis dos pensionistas para compras e pagamentos. Os levantamentos dos valores das pensões poderão ser efetuados nos balcões dos CCV e nos comerciantes aderentes do serviço Makeba.
Pode aceder gratuitamente ao Plano Pensionista quem for pensionista – maior de 60 anos de idade e ser beneficiário da Pensão Social Mínima – e que autorize os Correios a proceder com o pagamento via Makeba. O levantamento é gratuito até ao valor total da pensão mensal, mas, caso ultrapassar esse montante, o utilizador do serviço deverá pagar uma taxa de 0,5% por cada transação. Do mesmo modo, a transferência até o valor total da pensão mensal é gratuita. Se a operação ultrapassar a referida cifra, o dono da conta terá de pagar uma taxa de 1% por cada transferência efectuada.
Todos aqueles que aderirem ao plano pensionista durante os meses de Abril, Maio e Junho, conforme os CCV, receberão como incentivo 10% sobre o valor mensal da pensão a que têm direito.
É uma boa iniciativa, mas sabemos que os idosos pensionistas não possuem um smartphone. Como é que vão ter acesso às suas pensões ?