Pub.
Pub.
AtualidadeC1

Navio Chiquinho deve começar a operar esta sexta-feira na rota S. Vicente – Santo Antão

O navio “Chiquinho” está licenciado e deverá começar a operar na rota São Vicente-Santo Antão esta sexta-feira, 03 de abril. A informação foi confirmada ao Mindeliniste pelo director de operações da Cabo Verde Interilhas, Carlos Dias, que lamentou no entanto as limitações decorrentes do Plano de Emergência que nesta altura impedem a empresa de transportar passageiros, apenas carga.

De facto, o processo de licenciamento do navio Chiquinho foi concluído esta segunda-feira e deverá começar a operar esta sexta-feira, estando o início a depender de algumas obras que estão a ser efectuadas no cais de cabotagem para permitir a atracação do barco”, explica Carlos Dias. 

Publicidade

O director de operações da CVII explica que o navio vai navegar na rota São Vicente-Santo Antão, ainda que, por enquanto, apenas no transporte de carga. “Desde que foi decretado o Estado de Emergência não estamos a transportar passageiros, excepto algumas situações previstas. Por exemplo, numa das viagens do navio Interilhas levamos um técnico para reparar uma antena”, assegura. 

O inicio das operações do Chiquinho BL ainda está condicionado pela criação de condições de atracação do navio porque a obra no Porto Grande do Mindelo foi paralisada, após a declaração do estado de emergência. “A empresa que estava a fazer este trabalho parou e retirou todos os equipamentos, que foram repostos agora e a obra recomeçou. Pensamos que deverão estar concluídas na sexta-feira”.

Publicidade

“Chiquinho” tem capacidade para transportar 450 passageiros  e 50 veículos. Já o navio San Gwann foi devolvido na última segunda-feira, na sequência da retoma das operações do ferry “Kriola”. Esta embarcação, refira-se, realizou na passada sexta-feira a sua primeira viagem entre São Vicente e Sal, via São Nicolau, transportando medicamentos e carga comercial. Isso significa, de acordo com Dias, que neste momento todas as embarcações ao serviço da CVI estão operacionais. 

Constança de Pina

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Convido os senhores Manuel Rosa e Antônio Pedro Silva que visitem o navio Chiquinho. Tão mal falaram deste navio. Mas, ao Deputado de S.Vicente João, da Fábrica de Tabacos, que condenou o navio dizendo que era velho e nem sequer podia navegar nas nossas água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo