DNS manda mensagem de coragem às pessoas em quarentena nos hotéis da Boa Vista: “Vocês são os verdadeiros heróis”
Cabo Verde não registou nenhum novo caso de coronavírus nas últimos 24 horas. Talvez por isso, na sua actualização diária, o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, começou por enviar uma mensagem de encorajamento aos mais de 200 trabalhadores em quarentena nos dois hotéis da ilha da Boa Vista há cerca de 10 dias.
Segundo Artur Correia, estes trabalhadores estão na cabeça das pessoas, 24 horas por dia e todos os dias, no ministério da Saúde. “Estão presentes nas nossas preocupações e devo render, enquanto DNS, uma homenagem pela forma como têm-se comportado e espero que estejam conscientes que esta quarentena que estão a fazer não é nenhum castigo. É sim um acto heróico para a vossa saúde, das vossas famílias, de Boa Vista e de Cabo Verde”, afirmou.
Para o Director Nacional da Saúde, a medida de quarentena, nestes casos, foi sensata e de saúde pública e era imprescindível nesta altura para garantir a segurança sanitária da ilha das Dunas e do país. “Contamos convosco e esperemos que, daqui a quatro dias, todos saiam em boa saúde. Cabo Verde agradece”, acrescentou.
No que toca à actualização diária, Artur Correia informou que, das quatro amostras submetidas a exames, dois eram de contactos aos casos positivos na cidade da Praia e deram resultado negativo. Os outros dois foram feitos a pessoas que estão em quarentena nos hotéis na capital. “São pessoas de riscos que foram submetidas a testes. Uma delas é negativa e estamos à espera do resultado do segundo.”
Quanto aos dois resultados inconclusivos, os exames foram repetidos ontem. Como continuam a ser inconclusivos vão ser novamente repetidos. “Vamos dar tempo, caso estas duas pessoas estiverem contaminadas, para que a viremia aumente para termos mais chances de termos um resultado mais conclusivo”, frisou, realçando que estas pessoas não apresentam quaisquer sintomas e estão em isolamento.
Descontentamento
Confrontado se a mensagem dirigida aos trabalhadores em quarentena deve-se ao descontentamento por nunca terem sido vistos por médicos e que, por causa disso, pensam manifestar mesmo dentro dos hotéis, Artur Corria optou por sair pela tangente. “Somos seres humanos e eles estão em quarentena a cerca de dez dias. Por isso, têm reações emocionais e psicológicas, pelo que precisam de apoio. Compreendemos mas, como disse, eles são os primeiros heróis de Cabo Verde nesta luta contra a covid-19.”
Neste sentido, Correia apelou a que obedeçam as determinações do Ministério da Saúde de distanciamento espacial, de evitar aglomeração dentro do hotel, ou seja, que mantenham a restrição social dos convívios para que cheguem ao 14° dia e saiam sem a contaminação por Covid.
Instado sobre a possibilidade de fazer testes a todos estes trabalhadores, este explicou que se está neste momento a organizar um estudo que vai abarcar todas as pessoas em quarentena nos hotéis na Boa Vista e na cidade da Praia, para ver a prevalência ou a circulação do vírus nestes empreendimentos turísticos para que se possa agir rapidamente.
Com esta nova actualização, Cabo Verde regista até o momento seis casos de covid-19, dos quais quatro são importados, sendo dois da Inglaterra e um da Holanda. E ainda um caso importado de Portugal/França na cidade da Praia e dois contágios locais, um na capital do cônjuge do primeiro infectado e um na Boa Vista, um nacional técnico do Hotel Karamboa.