O príncipe Harry e Meghan Markle renunciaram oficialmente dos seus títulos de Alteza Real e não receberão fundos públicos, anunciou o Palácio de Buckingham este sábado. “Harry Meghan vão deixar de usar os títulos reais pois já não são membros em funções da Família Real”, diz a declaração oficial da Rainha Isabel II, conforme o Diário de Notícias. A representante da coroa britânica mostra-se “satisfeita” com a conclusão das conversações, que permitiu encontrar “um caminho construtivo e solidário” para o neto “e a sua família”. “Harry, Meghan e Archie [filho dop casal] serão sempre membros muito amados da minha família”, acrescentou.
Conforme a Dn.pt, o casal deixará de representar formalmente a rainha e tenciona reembolsar o Estado britânico em 2,4 milhões de libras pela sua residência familiar no Reino Unido, a conhecida Frogmore Cottage, que recebeu obras de requalificação para os receber.
A Rainha reconhece “os desafios que eles enfrentaram como resultado de intenso escrutínio dos últimos dois anos” e garante apoiar “o desejo de uma vida mais independente”. “Quero agradecer-lhes por todo o seu trabalho dedicado em todo o país, na Commonwealth e fora dela, e estou particularmente orgulhosa de como Meghan se tornou tão rapidamente família”, lê-se.
Com a renúncia ao título de Alteza Real, o casal Harry e Meghan devem também mudar o nome e conteúdo do seu site oficial, atualmente designado “The Duke and Duchess of Sussex”.
C/Dn.pt