Exéquias do ministro Júlio Herbert realizam-se na quarta-feira
As cerimónias fúnebres do Ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para a Integração Regional, Júlio Herbert, de 65 anos, encontrado morto no seu gabinete na noite de ontem, acontecem esta quarta-feira. O corpo foi levantado por volta das 22 horas de ontem e levado para o Hospital Agostinho Neto e vai ser velado no Palácio do Governo, na Várzea.
A morte do ministro surpreendeu amigos e membros do Governo. Ainda não se sabe as caudas da morte, mas tudo aponta para um enfarte do miocárdio. “É com sentimento de pesar e consternação que o Governo informa a todos os cabo-verdianos que faleceu ao final da tarde de hoje, 21, na cidade da Praia, o Ministro-Adjunto do Primeiro-ministro para a Integração Regional, Dr. Júlio Herbert”, revela o Executivo numa publicação oficial. A nota prossegue dizendo que, nesta hora de dor, o Governo endereça à família enlutada as “mais profundas condolências”.
Com o Curso Superior de Diplomacia efectuado no Brasil, e formado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal), Júlio Herbert foi Conselheiro do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e Conselheiro Político e Diplomático do atual Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
No seu longo currículo constam ainda passagem pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, onde foi Assessor Político-Diplomático, e Cônsul-Geral Adjunto no Consulado-Geral de Cabo Verde em Boston (Estados Unidos). Trabalhou como Assessor Político do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades – Diretor-Geral do Centro de Estudos e Estratégias, entre vários outros cargos. Integrou o Governo na primeira remodelação governamental de Ulisses Correia e Silva.
Constânca de Pina
Quarta Feira ???