Pub.
Social

Xando Badiu morreu esta madrugada no Hospital de Santiago Norte

Pub.

Morreu na madrugada desta terça-feira Alexandre Borges Andrade, mais tratado pelos amigos por Xando Badiu. Muito conhecido em S. Vicente enquanto empresário e por causa do seu envolvimento no caso de narcotráfico Perla Negra, Xando foi internado de urgência no Hospital de Santiago Norte e não resistiu aos problemas cardio-vasculares e diabetes de que padecia há anos. 

Alcindo Amado foi quem deu a notícia do passamento de Xando Badiu, que foi confirmada pelo seu advogado. Na sua pagina no Facebook, Amado escreveu que, por volta das 3h46mn, recebeu uma chamada de Assomada-Santiago e, de imediato, percebeu que o pior tinha acontecido. “O Xando foi internado desde ontem com problemas cardio-vasculares e não resistiu”, escreveu. Segundo Alcindo Amado, Xando era uma pessoa extraordinária e amigo de todo mundo. “Aqui no Mindelo era admirado por todos porque era amigo de todos. Infelizmente, ‘e assim a vida”, acrescentou.

Publicidade

De imediato, varias outras pessoas começaram a partilhar e a espalhar a informação lamentando esta perda e apresentando condolências à família. caso, por exemplo, de Silas Miranda, Adriano Lima, entre outros. 

Xando Badiu chegou a S. Vicente vindo da capital e integrou-se plenamente na vida mindelense, muito por conta da sua personalidade. Era um indivíduo tranquilo, mas também brincalhão, o que lhe valeu a estima das pessoas. A nível profissional, dedicou-se à importação de tudo, desde batata e cebola a peças de automóveis. Mais tarde, começou a trazer viaturas para venda. 

Publicidade

No entanto, os últimos anos da sua estada em S. Vicente não foram nada agradáveis. Esteve preso na Cadeia Central da Ribeirinha junto com outros cinco arguidos, no âmbito do processo de narcotráfico Perla Negra. Cumpriu dois anos e meio de reclusão, tendo sido libertado em 2017.  Conforme o seu advogado, o Ministério Público interpôs recurso para o Supremo Tribunal de Justiça à sentença da primeira instância, que provocou o agravamento do castigo, mas Xando não foi informado dessa iniciativa para poder reagir em tempo. Deste modo, o processo voltou atrás para poder ser notificado do recurso.

Uma vez solto, Xando regressou à ilha de Santiago, onde veio a falecer.

Publicidade

CP

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo