Pub.
Pub.
Atualidade

Alcides Graça: “São Vicente está em estado de ebulição”

O presidente da Comissão Política do PAICV considerou que São Vicente está em estado de ebulição e responsabilizou o MpD que, durante a campanha eleitoral de 2016, seduziu os mindelense com promessas que sabia que não conseguiria cumprir. Alcides Graça fazia à imprensa o balanço do estado da ilha, antecipando o Estado da Nação que vai ser feita pelo Governo no Parlamento, mas também no rescaldo da manifestação de 05 de Julho.

“São Vicente é uma panela de pressão que pode arrebentar a qualquer momento. E tudo isso porque o MpD fez um conjunto de promessas que não está a cumprir, como por exemplo 45 mil postos de trabalho, crescimento da economia a 7% ao ano e regionalização. O povo acreditou e votou massivamente neste partido político”, refere Alcides Graça, para quem, ao contrário das promessas, o que se tem hoje é uma elevada taxa de desemprego e de inactividade, sobretudo entre os jovens que perderam a esperança e deixaram de procurar emprego, uma economia estagnada e sem perspectiva de crescimento e o chumbo da regionalização por inabilidade política do MpD que nunca quis e nem quer partilhar o poder.

Publicidade

Para este político, os investimentos públicos prometidos não passam de promessas. Cita, por exemplo, a expansão do Hospital Baptista de Sousa, a construção do Centro de Diálise e do Data Center, a requalificação da Baía das Gatas e do estádio Adérito Sena, a construção de habitações sociais em Portelinha, o Terminal de Cruzeiros, Zona Económica Marítima Especial e Escola Superior do Mar. São projectos que, diz, nunca saíram do papel, pelo que aconselha o Primeiro-ministro a não fazer mais promessas para a ilha. “Continuar a prometer obras, sabendo que não vai cumprir, o Sr PM estará a contribuir para alimentar esta panela de pressão, que poderá explodir a qualquer momento. E as responsabilidades terão de ser assumidas”, adverte.

Instado se este pronunciamento tem a ver com as repercussões da manifestação do dia 05 de Julho, Graça admitiu que é um indício que deve ser levado a sério. Neste sentido, disse estranhar o silêncio do Governo, que considera de mau para a democracia e que pode ser interpretado de várias formas. Mas mostra-se sobretudo preocupado com o silêncio da Câmara Municipal que, afirma, devia estar ao lado do povo. “A CMSV não aparece e não diz nada. Mas lembro que na legislatura de 2011/2016 tínhamos um ´leão` semanalmente na imprensa em tons agressivos e ameaçadores contra o Governo Central. Agora temos um ´gatinho de estimação`, que não reage, o que tem prejudicado S. Vicente.”

Publicidade

Apesar das críticas contra, Graça diz acreditar que o Governo não está contra São Vicente, apenas tem adoptado um conjunto de medidas que não favorecem esta ilha, entre os quais a privatização da Cabo Verde Airlines, sem que resolva o problema. Sobre esta questão, apesar de reconhecer que o edil mindelense já se pronunciou por duas vezes contra a retirada da companhia aérea da ilha, este diz que não basta pedir ao Governo. “Augusto Neves é o rosto do poder em São Vicente. Pode e deve fazer mais. Uma coisa é dizer na imprensa que exige mais voos para S. Vicente, outra é colocar esta questão na agenda política da ilha.”

Alcides Graça também responsabiliza os deputados eleitos por São Vicente, inclusive os do seu partido, também eles alvos da manifestação de 05 de Julho. Defende que estes devem estar, sempre, ao lado do povo e que algumas questões merecem um pacto de entendimento entre eles e devem ser priorizadas, apontando como exemplo a regionalização e as ligações aéreas internacionais e domésticas. Segundo o presidente do CPR, foram eleitos por São Vicente e têm de assumir as suas responsabilidades. “Percebo a disciplina partidária e do Grupo Parlamentar. Mas há determinadas questões que são do interesse da ilha e devem poder articular esta disciplina com o interesse da ilha.”

Publicidade

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. CALA MAIS É A BOCA SEU OPORTUNISTA!!!! O SEU PARTIDO DEU CABO DE SÃO VICENTE E ESTE MPD ESTÁ A TENTAR ENTERRÁ-LO. MPD E PAICV SÃO TODOS UM BANDO DE BANDIDOS, GENTALHA SEM CARÁCTER QUE METE NOJO!!!
    NÃO QUEREMOS SABER DE NENHUM DE VÓS

  2. É D FACTO NOJENTO VER ESSES E OUTROS FALAREM DA POBREZA DA ILHA. QUEM FALA É QUEM MAIS TIRA DA BOCA DO POVO ! BASTA VER NO DIA A DIA A INDÚSTRIA DA RIQUEZA DESSAS FAMÍLIAS ENGRAVATADAS Q PELO TRÁFICO D INFLUÊNCIA VÃO CONSTRUINDO O SEU IMPÉRIO!
    NO DIA EM Q TIVERMOS UMA INVESTIGAÇÃO CAPAZ E ISENTA DO SISTEMA , A GESTÃO DANOSA, O PECULATO, O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS ETC ETC FARÁ CALAR E ENGRADEAR MUITOS Q VIERAM DO NADA Q EM POUQUÍSSIMO TEMPO ARQUITECTARAM FORTUNAS COM O SACRIFÍCIO DO POVO!

  3. Os problemas de São Vicente e do país vêm de trás e tanto o Paicv como o MPD são responsáveis pela situação atual, sendo a cota parte do PAICV maior. A manifestação do dia 5 de julho é uma mensagem clara nesse sentido, não só ao Governo, como também, à Câmara Municipal de São Vicente e a todos os Partidos políticos, MPD, PAICV e a UCID. Do meu ponto de vista, o discurso deve ser outro, na procura de consensos para a solução dos problemas. É o que o povo pede e deseja.

  4. Sem entrar em ofensas gratuitas, é caso para se dizer não há cú que aguente.
    O PM está preocupado issencialmente com a cidade da Praia da qual foi presidente e em arranjar um pé de meia para ele e amigos, neste aspeto ele não é burro pois vai tentando garantir o futuro risonho para o grupinho.
    Bem para São vicente temos as promessas, “expansão do Hospital Baptista de Sousa, a construção do Centro de Diálise e do Data Center, a requalificação da Baía das Gatas e do estádio Adérito Sena, a construção de habitações sociais em Portelinha, o Terminal de Cruzeiros, Zona Económica Marítima Especial e Escola Superior do Mar”, aliás do outro partido a música foi idêntica, pois mudam-se os pares mas a música continua.
    A música da Deolinda (Portugal) ilustra bem isso “que parva que eu sou, e para ser parva é preciso estudar….) mas atenção que no fim da música diz, “e parva eu não sou”, em meu entender a manifestação da SOKOL veio mostrar que nós não somos parvos como eles pensam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo