O futebolista Leny Buyl partiu hoje rumo a Europa para cumprir um contrato de dois anos com o FK Inter Bratislava, clube da segunda divisão da Eslováquia. Para este ex-atleta da Geração Benfica e Mindelense, jogar como profissional por esse emblema eslovaco é a concretização de um sonho que alimenta desde criança, por isso promete aproveitar a oportunidade para atingir o topo no mundo do futebol.
“Desde criança que sonho ser um profissional de futebol. Vou agarrar esta oportunidade com todas as minhas forças e ir o mais longe possível”, assegura este adolescente de 18 anos, que fechou acordo com o Brastislava no dia 21 de Fevereiro, data do seu aniversário.
Considerado um extremo veloz e com veia de goleador, Leny foi avaliado pelo dono da referida equipa, após ser levado da Bélgica para Eslováquia pelo empresário Adilson da Cruz. Segundo este gestor da Adex Managment, Leny impressionou de tal forma os técnicos do clube que fechou contrato uma semana depois. “Eu já tinha tido boas referências sobre esse miúdo. Falei com os pais dele e vi um video e vi que ele realmente tem muito talento. O próprio dono do Bratislava ficou impressionado com o seu talento, prova disso é o facto de ter assinado com o clube por duas épocas”, comenta Adilson da Cruz, para quem Leny pode vir a despoletar uma disputa entre Cabo Verde e a Bélgica, país onde nasceu. É que o jovem, que reside em S. Vicente há onze anos, tem dupla nacionalidade e já expressou o seu desejo de jogar pela selecção cabo-verdiana do escalão sub-20. Porém, diz Adilson, é quase certo que ele irá chamar atenção da Bélgica, onde, aliás, estava a jogar antes de ser contratado pelo emblema eslovaco.
Questionado se gostaria de jogar por Cabo Verde ou a Bélgica, Leny Buyl responde nestes termos: “Tenho os dois países no meu coração e seria um enorme orgulho fazer do plantel de qualquer uma das selecções. No entanto, isso será resolvido no dia em que receber um convite.”
Formado na escola Carlos Alhinho e Geração Benfica, equipa pela qual sagrou-se campeão de S. Vicente do escalão sub-15, Leny Buyl é o primeiro jogador residente em Cabo Verde que consegue um contrato profissional através do empresário Adilson da Cruz. No entanto, um outro jovem talento está também na mira do empresário mindelense residente na Holanda. Trata-se de Nuno Lopes, atleta do Clube Farense, que já deveria estar também na Eslováquia. “Acontece que o Nuno sofreu uma lesão e está em processo de recuperação. Trouxe inclusivamente um olheiro, que o encontrou meio engessado. Há coisa de uma semana começou a treinar e vamos cumprir a nossa parte assim que ele estiver pronto”, assegura Adilson da Cruz, que está neste momento em S. Vicente para desfilar como Rei do grupo carnavalesco Estrela do Mar.