Samba nega comentar “assalto” de VO: “Estamos focados em suplantar o desfile anterior”
O Samba Tropical negou comentar a intenção do Vindos de Oriente de fazer um assalto com 1000 foliões na noite em que esse emblemático grupo costuma desfilar a solo, no Carnaval do Mindelo. Segundo David “Daia” Leite, o Samba está apenas empenhado em levar o habitual brilho às ruas d’morada no dia 4 de Março, sem defraudar a expectativa do público. “O nosso foco é esse e não faz sentido virmos neste momento comentar as intenções e o trabalho de um grupo”, diz Daia.
Os trabalhos do ST, garante o presidente do grémio, estão a correr de vento em popa: os estaleiros foram montados em Novembro, a construção do carro alegórico começou em Dezembro e os ensaios prontos a arrancar no dia 2 de Fevereiro no campo da Academia Carlos Alhinho, no centro da cidade. Além disso, acrescenta, a Câmara de S. Vicente libertou a primeira tranche da ajuda financeira em Janeiro, o que facilitou o trabalho logístico.
Por esta e outras razões, o chamado “grupo de segunda-feira à noite” conta superar o desfile do ano passado, que foi dedicado à diva Cesária Évora. Este ano, o enredo irá gravitar em torno de Blimunde, figura central de uma lenda que narra a estória de um boi gigantesco, inteligente e amante da liberdade na majestosa ilha de Santo Antão.
“Na verdade, a fábula de Blimunde simboliza a resiliência do povo cabo-verdiano. Era um boi descomunal que prezava a liberdade e que ninguém mandava nele, nem mesmo o Rei. Mas ele acabaria por ser enganado pelo Rei, que no fundo representa o poder”, conta David Leite, presidente do Samba Tropical, grupo que decidiu mergulhar-se na essência da cultura popular cabo-verdiana, mas sem expressar isso de forma realística.
Este ano, o som do Samba e dos grupos oficiais deverá propagar-se com toda a sua potência por todas as artérias da cidade do Mindelo. Tudo indica, segundo Daia Leite, que o prometido sistema sonoro será finalmente instalado em todo o circuito. “Ainda não é oficial, mas a Câmara de S. Vicente e a Ligoc têm estado a trabalhar nesse sentido e tudo indica que teremos esse sistema pronto este ano”, adianta o presidente do Samba Tropical, para quem, se as coisas correrem como previsto, o Carnaval de São Vicente irá dar um salto qualitativo sem precedentes.
KzB
SAMBA FAZ BEM EM NÃO COMENTAR OS DISPARATES DA D. LILI. DEVE SER MENOPAUSA, ESSA SENHORA QUIZ PAGAR UM PROMESSA DE SAÚDE AO TOMAR CONTA DO VINDOS DO ORIENTE, FEZ UM BELO TRABALHO, GASTOU RIOS DE DINHEIRO E COM ISSO DEVE TER CHEGADO A CONCLUSÃO QUE O INVESTIMENTO NÃO TEVE O RETORNO ESPERADO PELO QUE DESISTIU DE DESFILAR ESTE ANO. TUDO BEM, O DINHEIRO É DELA, FAZ O QUE BEM ENTENDER, AGORA NÃO ACEITAMOS FALTA DE RESPEITO E ESSA ARROGÂNCIA DE SE ACHAR QUE PODE FAZER O QUE BEM LHE DÁ NA TELHA PORQUE ESSA ILHA NÃO LHE PERTENCE. NÃO TINHA DITO QUE IA DESFILAR NO BRASIL, ENTÃO QUE VÁ. AGORA QUERO VER O PAPEL DA CÂMARA NISSO TUDO, APÓS TER CORTADO O MINDEL FANTASY DO VLÚ DE DESFILAR NAS SEGUNDAS-FEIRAS DE CARNAVAL, SE VAI PERMITIR A D. LILI???!!
Olá João Pedro Monteiro. Vamos dozear a linguagem. O Samba Tropical e o Vindos do Oriente hão-de se entender mas, nós que estamos de fora e que ao mesmo tempo somos parte porque o carnaval é nosso, devemos evitar acender o rastilho porque, por causa duma voontade pessol de dizer o que nós quizermos, podemos ser destrutivos. Repara! A Dona Lili tem feito muito pelo carnaval. Provavelmente tu ainda nada fizeste. E no entanto, achas-te no direito de vir usar esse vocabulário que em nada cuaduna com o ambiente leve, descontraido e feliz do carnaval. Só te estou a pedir para refletires um pouco sobre as consequências das tuas palavras. Feliz carnaval para ti e para nós todos.
Ai ai ai Elsa. Este comentario enfadonho já me deu vontade de ir a WC para ficar até à madrugada. Se és membro de VO então é-lhe escusado comentar o que acabaste de dizer. Pára de idolatrar a D.Lili como a ” eterna rainha do Carnaval de SV” visto que tanto os grupos carnavalescos quer oficais ou não, os folioes, e kuase todo o povo de SV tambem contribuem para dar mais brilho, alegria e força nesta época. E acho que concordo com o que Joao Pedro disse. Nao há uma unica interveniente do Carnaval mas são VARIAS PESSOAS DE QUALQUER CAMADA SOCIAL QUE ESFORÇAM PARA ELEVAR A FASQUIA UMA DAS FESTAS MAIS FALADAS AQUI NO MINDELO e espero que tenhas isto em mente.
E a proposito sou uma cidada que nem participou e nem sempre torce para qualquer grupo carnavalesco ao contrario de si que é uma deveras apoiante do VO.
Tenha respeito e tenha uma época festiva
Oi sabrina!
Quanto ao facto de todos nós sermos promotores e actores do nosso carnaval com que encheste o teu texto, nada de novo, o que significa que, não tendo argumentos, usaste outras palavras para me contrariar, mas dizendo precisamente o mesmo que eu disse, o que em boa verdade não acrescenta nada de útil. Eu não sei qual é o teu grupo porque o meu fanatismo não chega ao ponto de me permitir adivinhá-lo, como tu adivinhaste que sou VO. É obra!! Mas esclareço-te. Gosto de todos embora tenha uma afeição especial, maior carinho (não fanatismo) para o Estrelas do Mar. O Estrelas do mar é o meu grupo mas, aplaudo quem vencer. Não sou adivinho como tu mas, pelo teu vocabulário rasca e falta de respeito (vontade de ir ao WC, etc), pareces ser o próprio João Pedro Monteiro. A mesma pessoa. O que significa que não aprendes e não estás preparado para aprenderes. Por isso só me resta de novo desejar e esperar que tenhas um bom carnaval, até o dia em que sejas capaz de refletir em vez de sentir esse sono oportunista, quando estás perante um diálogo (se sabes o que é isso).