Pub.
Pub.
Atualidade

Melhores alunos do ano lectivo 2017/18 recebem diplomas de mérito em gala promovida pela CMSV

Um conjunto de 18 alunos, do 7º ao 12º ano, foi ontem homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente, numa gala que teve por objectivo reconhecer e valorizar o mérito de cada um, e ainda motivar a classe estudantil a entregar-se aos estudos. O evento teve lugar no anfiteatro da Escola Salesiana de Artes e Oficios, e, conforme José Carlos da Luz, vereador da educação da Câmara Municipal de São Vicente, a cerimónia é nada menos que um acto merecido de valorização do empenho desses estudantes. Além de um diploma individual, formam entregues materiais como discos externos, pen-drives e livros, estes últimos com o intuito de aguçar ainda mais o gosto pela leitura.

José Carlos da Luz relembrou que a autarquia mindelense tem vindo a apoiar vários alunos a nível do transporte escolar para as zonas fora do perímetro urbano e também estudantes universitários. “Continuamos a apoiar muitos estudantes do ensino superior nas diversas universidades com uma redução de propina, que vai até 50% do valor da mensalidade. Ainda para fomentar a inclusão, o Ministério da Educação assumiu o ensino gratuito até o 8º ano, que pretende alargar nos próximos anos para que a inclusão seja uma realidade”, explica. Para melhorar as condições físicas de ensino, foi assinado, ainda segundo o vereador, um contrato programa com o Ministério da Educação, que permite intervenções no Liceu Ludgero Lima e na escola Secundária Jorge Barbosa, que serão executadas por empresas de construção civil sediadas na ilha de S. Vicente.

Publicidade

Ailine da Cruz, mãe de Eliane Aline, aluna do 8º ano da escola José Augusto Pinto, diz-se orgulhosa por ver reconhecido o esforço da filha, que pertence ao quadro de excelência desde o 7º ano. “Esta gala é uma motivação tanto para os pais como para os alunos, pois sabem que, se estudarem, no fim terão este reconhecimento pelo seu esforço.

Marco Silva, aluno do 12º ano, conta que pertence ao quadro de excelência desde o 7º ano, com uma média de 19,30 valores. Hoje, no último ano do liceu na área de ciências e tecnologias, já se prepara para ingressar no curso de medicina, depois de um dilema com a opção jornalismo, que sempre foi uma paixão. Para este jovem, que se mostra satisfeito pela distinção, essa gala é uma satisfação enorme para todos os alunos homenageados. “Sinto-me bastante honrado.” Marco, que também representava os demais companheiros, aproveitou o seu discurso para dar os parabéns aos outros alunos e incentiva-los a seguir sempre o caminho do esforço e da dedicação, para poderem alcançar seus sonhos.

Publicidade

Para terminar, o citado vereador fez questão de desafiar os alunos a reflectirem sobre o que é o mérito com a seguinte mensagem: “Quando uma pessoa conquista alguma coisa com mérito, não significa que ela seja mais inteligente e capacitada do que os outros. Conseguir determinado objectivo com mérito é lutar por ele com todas as forças e, mesmo que seja em dificuldades, não desistir até o alcançar.

Natalina Andrade (Estagiária)

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo