Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Cruz Vermelha lança apelo internacional para apoiar vítimas das inundações em Cabo Verde

A Cruz Vermelha de Cabo Verde, com o apoio da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), lançou um Apelo de Emergência de cerca de 340 milhões de escudos para apoiar mais de 40 mil pessoas gravemente afetadas pelas recentes inundações no país, sobretudo nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.

Para responder à fase imediata da crise, informa a Cruz Vermelha, já foram mobilizados mais de 66 mil contos, através do mecanismo DREF (Fundo de Emergência de Resposta a Desastres) da FICV, que vai ser apresentado esta quarta-feira, no auditório do Gabinete de Risco, em Monte Sossego. 

Publicidade

O ato contará com a presença de Arlindo de Carvalho, presidente da CVCV, Alexandre Claudon, chefe do Cluster de Dakar da FICV, e do Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva. “O objetivo é unir esforços para garantir respostas coordenadas e concertadas”, especifica a Cruz Vermelha de Cabo Verde. 

Segundo os dados oficiais, diz, a tempestade causou até agora nove mortes, dois desaparecidos e afetou mais de 119 mil pessoas. Já as consequências incluem mais de 5.500 famílias gravemente atingidas, 1.500 deslocados, danos severos em casas, estradas e no Hospital Baptista de Sousa, e escassez de água potável, exigindo o transporte diário de 150 m3 de Sto Antão para S. Vicente.

Publicidade

Com esta operação humanitária visa garantir, a CVCV pretende garantir água potável, saneamento e higiene, distribuição de artigos essenciais, cuidados de saúde e apoio psicossocial, assistência financeira e vouchers e reforço da resiliência comunitária face a futuras crises climáticas.

A CVCV e a FICV apelam, por isso, à solidariedade da comunidade internacional, parceiros humanitários e sociedade civil para mobilizar os recursos, salvar vidas, restaurar a dignidade das famílias e apoiar a recuperação sustentável do país. O apelo tem a duração de um ano, com possibilidade de renovação.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo