Pub.
Social
Tendência

Carro de lixo da CMSV capota a caminho da lixeira municipal: Vereador aponta como causa provável um “descuido” do condutor

Pub.

Um carro de lixo da Câmara de S. Vicente capotou esta tarde nas proximidades do complexo habitacional Vila San Jon, quando circulava no sentido cidade/lixeira municipal. Além do condutor, a viatura transportava dois ajudantes. Nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos visíveis, mas, conforme o vereador José Carlos, foram todos enviados para o hospital Baptista de Sousa para observação, como medida preventiva.

O acidente ocorreu quando faltava 5 minutos para as 14 horas, tendo o carro ficado de lado na via de circulação e com o lixo espalhado pelo chão. A circulação rodoviária foi logo cortada e acionada uma grua para retirar o veículo do meio da estrada.

Publicidade

Em conversa com a reportagem do Mindelinsite, o vereador José Carlos afirma que as evidências no terreno indicam que o acidente tenha sido provocado por um suposto descuido do condutor. “O carro entrou na ciclovia, embateu no lancil do passeio e acabou por capotar”, relata o autarca responsável pela área do saneamento. “Não sou perito na matéria, mas os vestígios apontam para um provável descuido do condutor e algum excesso de velocidade”, acrescenta.

José Carlos revela, aliás, que moradores do condomínio Vila San Jon afirmam que o carro de lixo tem estado a circular com alguma velocidade nessa via. E, para ele, trata-se de uma estrada que apresenta condições de segurança, pelo que estranha a ocorrência do acidente. As coisas ficam ainda mais esquisitas, segundo José Carlos, porque o condutor é um profissional experiente, já próximo da aposentadoria.

Publicidade

Para poder descobrir o que se passou, a CMSV vai abrir um processo de averiguação. Havendo culpa humana, assegura o vereador, serão assacadas responsabilidades. “A Câmara não pode ficar a arcar com as consequências de certos actos”, pontua. Nas próximas horas, reforça, a viatura será sujeita a uma avaliação dos danos.

Para tapar o “buraco” deixado pelo carro, que fazia a recolha de lixo na zona norte da ilha, a CMSV vai recorrer a uma viatura suplente, mas que já tem alguma idade. A edilidade dispõe de 3 carros, adstritos às zonas norte, centro e sul, além de um velho DAF suplente. Este carro será agora recuperado para executar o serviço até agora feito pela viatura acidentada.

Publicidade

Devido ao acidente, parte da estrada que liga a Cidade do Mindelo à zona de Ribeira d’Julião esteve durante algumas horas interdita ao trânsito.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo