Um carro de lixo da Câmara de S. Vicente capotou esta tarde nas proximidades do complexo habitacional Vila San Jon, quando circulava no sentido cidade/lixeira municipal. Além do condutor, a viatura transportava dois ajudantes. Nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos visíveis, mas, conforme o vereador José Carlos, foram todos enviados para o hospital Baptista de Sousa para observação, como medida preventiva.
O acidente ocorreu quando faltava 5 minutos para as 14 horas, tendo o carro ficado de lado na via de circulação e com o lixo espalhado pelo chão. A circulação rodoviária foi logo cortada e acionada uma grua para retirar o veículo do meio da estrada.
Em conversa com a reportagem do Mindelinsite, o vereador José Carlos afirma que as evidências no terreno indicam que o acidente tenha sido provocado por um suposto descuido do condutor. “O carro entrou na ciclovia, embateu no lancil do passeio e acabou por capotar”, relata o autarca responsável pela área do saneamento. “Não sou perito na matéria, mas os vestígios apontam para um provável descuido do condutor e algum excesso de velocidade”, acrescenta.
José Carlos revela, aliás, que moradores do condomínio Vila San Jon afirmam que o carro de lixo tem estado a circular com alguma velocidade nessa via. E, para ele, trata-se de uma estrada que apresenta condições de segurança, pelo que estranha a ocorrência do acidente. As coisas ficam ainda mais esquisitas, segundo José Carlos, porque o condutor é um profissional experiente, já próximo da aposentadoria.
Para poder descobrir o que se passou, a CMSV vai abrir um processo de averiguação. Havendo culpa humana, assegura o vereador, serão assacadas responsabilidades. “A Câmara não pode ficar a arcar com as consequências de certos actos”, pontua. Nas próximas horas, reforça, a viatura será sujeita a uma avaliação dos danos.
Para tapar o “buraco” deixado pelo carro, que fazia a recolha de lixo na zona norte da ilha, a CMSV vai recorrer a uma viatura suplente, mas que já tem alguma idade. A edilidade dispõe de 3 carros, adstritos às zonas norte, centro e sul, além de um velho DAF suplente. Este carro será agora recuperado para executar o serviço até agora feito pela viatura acidentada.
Devido ao acidente, parte da estrada que liga a Cidade do Mindelo à zona de Ribeira d’Julião esteve durante algumas horas interdita ao trânsito.