Cabo Verde já tem quatro atletas com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Paris com a qualificação de Nancy Moreira na modalidade de Boxe. Conforme o COC, a pugilista conseguiu a única vaga de universalidade disponível a nível mundial para a sua categoria e peso, atribuída pela Comissão Tripartida do Comité Olímpico Internacional que, no caso do Boxe, envolve um representante do COI, um da Boxing Task Force para Paris 2024 e um da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais.
Recorda o Comité Olímpico Cabo-verdiano que Nancy Moreira, atleta da categoria dos 66 kg, esteve por duas vezes a uma vitória da qualificação directa nos torneios mundiais de qualificação disputados na Itália e na Tailândia, ela que ostenta o título de campeã africana e número 2 da classificação mundial IBA no seu peso.
Desde Tokyo 2020 que, segundo o referido Comité, a desportista cabo-verdiana, que é bolseira da Solidariedade Olímpica, vem lutando pela qualificação para os Jogos de Paris 2024. “(…) o trabalho louvável e meritório foi recompensado com a atribuição da única vaga de universalidade disponível a nível mundial para a sua categoria e peso”, realça o COC.
Cabo Verde passa a contar com 4 atletas qualificados a partir de agora: Samuel Freire (Maratona), Víctor Alvares (Esgrima), David Pina (Boxe, 51 kg) e Nancy Moreira (Boxe, 66 kg). A expectativa é levar a maior delegação desportiva de sempre para os Jogos Olímpicos, com a meta apontada para 7 atletas. Relembra o COC que os Jogos Olímpicos vão envolver 10.500 atletas de 206 países, sendo metade masculino e metade feminino.