Os trabalhadores do Mansa Marina Hotel, estabelecimento situado na Cidade do Mindelo, estão sem cobertura da Previdência Social há mais de um ano e sujeitos a perseguição interna, denuncia o sindicato Siacsa. Além destes casos, a organização relata que os incumprimentos da empresa incluem falhas no pagamento de feriados e horas extras do mês de janeiro de 2023, despedimentos e assédio a mais de 20 funcionários que se associaram ao referido sindicato.
“Os despedimentos começaram a acontecer recentemente quando trabalhadores dessa empresa se associaram ao nosso sindicato. Há seis meses que tomaram a decisão de se inscreverem no Siacsa e já temos conhecimento de seis despedimentos desde então. Para nós esta é uma forma de intimidação clara para os restantes trabalhadores e já comunicamos o caso à IGT”, revela Heidy Ganeto, coordenador em S. Vicente do Sindicato de Indústria, Serviços Gerais, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Segurança Privada e Serviços Marítimos e Portuários.
Segundo este sindicalista, soube que a Directora dos Recursos Humanos anda a incentivar os funcionários a abandonarem o Siacsa, pelo que decidiu enviar uma queixa a propósito para a Inspeção-Geral do Trabalho no dia 13 de maio. Com essa alegada atitude, explica, o hotel acaba por violar o artigo 74 do Código Laboral sobre a proteção e liberdade sindical. Deixa claro que o Siacsa vai encaminhar o assunto ao Tribunal de S. Vicente, com o intuito de obrigar o hotel a mudar a sua postura e readmitir os despedidos, se o despacho da Inspeção-Geral do Trabalho for favorável.
Esta fonte acrescenta que a administração do Mansa Marina Hotel cometeu outro atropelo ao Código Laboral ao decidir aplicar o valor do subsídio de turno de forma unilateral, sem a necessária negociação com os trabalhadores ou os seus representantes. Esta e outras situações, assegura Heidy Ganeto, já são do conhecimento da IGT e diz esperar “mão dura” desta autoridade sobre o estabelecimento turístico porque, a seu ver, os funcionários não podem pagar por uma culpa que não é deles.
O Mindelinsite contactou o Marina Mansa Hotel, que ficou de dar a sua versão dos factos amanhã, segunda-feira.