Pub.
Tecnologia
Tendência

TechPark do Mindelo: “Demo Day” marca amanhã término de formação em tecnologias, com apresentação de aplicações móveis por jovens

Pub.

Acontece amanhã no TechPark do Mindelo o Demo Day, evento onde adolescentes e jovens vão presentar os projetos e aplicações móveis que desenvolveram durante quatro semanas de formação intensiva, no quadro do programa MIT Global Teaching Lab. De 5 a 30 de janeiro, os participantes, com idades entre os 16 e 24 anos, trabalharam com metodologias do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e adquiriram competências em programação, pensamento crítico, resolução de problemas e inovação, com “resultados tangíveis” que serão agora demonstrados ao público.

Orientada por instrutores do MIT, o MIT Global Teaching Lab é uma iniciativa internacional que propicia conhecimentos práticos em ciência, tecnologia e inovação a jovens de diferentes países. “Em Cabo Verde, o programa oferece uma experiência educativa única, orientada por instrutores do MIT, com uma abordagem 100% prática e baseada em desafios reais”, salienta a gestão do TechPark Cabo Verde. Ao longo do programa, informa, os jovens aprenderam a criar aplicações móveis utilizando o MIT App Inventor, resolver problemas concretos através da tecnologia, a trabalhar em equipa e apresentar soluções inovadoras.

Publicidade

A edição anterior foi realizada na Praia em 2025 e, segundo o mesmo comunicado remetido à imprensa, registou forte adesão de estudantes, que puderam desenvolver aplicações, com resultados pedagógicos que superaram as expectativas iniciais. Este quadro, frisa a TechPark, reforçou a importância do programa para o desenvolvimento de competências digitais, assim como o compromisso do organismo com a descentralização do acesso à formação tecnológica de excelência. Refira-se que esta instituição cabo-verdiana é responsável pela organização logística, seleção dos participantes e promoção do programa em São Vicente. O programa é financiado no âmbito do projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde Fase II, com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo