Alunos e professores da escola básica de Monte Sossego serão introduzidos esta tarde ao mundo mágico da codificação electrónica numa aula ministrada pelo engenheiro informático David Taylor, no âmbito de um programa socioeducativo promovido pelo emigrante Luís Neves. Segundo Taylor, o objectivo é mostrar como a codificação e a electricidade interagem e desmistificar um pouco a ideia de que se trata de algo super complicado e inacessível.
“O mundo de hoje e do futuro baseia-se na codificação, quase toda a tecnologia moderna que usamos – seja telemóvel ou uma televisão – está baseada nessa relação entre os códigos e a electricidade. Quanto mais cedo as crianças passarem a entender isso e se apaixonarem por essa área, melhor para se integrarem”, comenta o professor norte-americano.
Para motivar os alunos, a aula será bastante prática, baseada no microcomputador Raspberry Pi, desenvolvido na Inglaterra e que cabe na palma da mão. Para facilitar o entendimento do assunto, Taylor vai usar uma tecnologia interactiva desenvolvida pela Universidade de Massachussets.
Em S. Vicente haverá apenas uma demonstração, mas Taylor vai poder aprofundar ainda mais o ensino da codificação em Santo Antão, onde vai estar nos concelhos do Porto Novo e do Paul durante dois dias. Além disso, irá oferecer 22 computadores Raspberry Pi às escolas e ficar a dar acompanhamento online aos alunos e professores, quando regressar para os Estados Unidos, onde é professor de engenharia e programação de computadores em Charlotte Latin School.
A vinda de David Taylor a Cabo Verde foi iniciativa do emigrante Luís Neves, que tem estado a incrementar projectos educativos e desportivos nas ilhas de S. Vicente e de Santo Antão. Ele que já ofereceu computadores e equipamentos a empresas, associações e instituições diversas, recolhidos nos Estados Unidos.