Pub.
Tecnologia/Curiosidades
Tendência

Unitel Creative Camp: Três projectos vencedores de S. Vicente e dois de Santiago

Pub.

Cinco projectos, sendo três de São Vicente e dois de Santiago, foram os vencedores da 1ª edição do concurso Unitel Creative Camp (UCC). Os seus mentores vão agora, diz o director geral da empresa, Inowese Ferreira, fazer um estágio de seis meses para vivenciar e absorver a experiência de uma grande empresa como a Unitel T+ para poderem montar e colocar no mercado os seus produtos e serviços por forma a que estes possam estar disponíveis para todos os cabo-verdianos. 

Os vencedores são “Papia” de Vando Pereira, “Sistema de Irrigação Inteligente” de Hilária de Jesus e “Health Care” de Ivan Rodrigues de São Vicente e GERR de Alexsandro Baptista e FIXIN de Stefan Ravi. O anuncio foi feito na tarde de ontem, numa cerimónia com transmissão online. 

Publicidade

Os candidatos fizeram uma apresentação e defesa dos seus projectos, via plataforma Zoom, e foram submetidos a votação pelo júris. Estes cinco seleccionados vão ter acompanhamento durante seis meses por parte da Unitel T+ e da Business Incubation Center (BIC), com vista a melhorarem e a viabilizarem as ideias de negócios. Receberam, ainda, como prémios um plano de aceleração de negócios da BIC, Smartphones, Computadores Portáteis e 1 ano de Office+ grátis, da Unitel T+, 1 ano da plataforma e-commerce da EnterStarts e apoio tecnológico da Cabo Verde Digital. 

Para Inoweze Ferreira Ferreira, a UCC foi pretexto para a Unitel organizar startups para procurar ideias e soluções inovadoras dentro do mercado das telecomunicações que têm a ver com o mercado em si, mas também com os processos internos da empresas. “Estamos em processo de digitalização do nosso negócio e era importante envolver alguns parceiros. Foi neste sentido que reunimos um conjunto de startups, mais de 40. Todos fizeram a apresentação das suas ideias e projectos para uma mesa de júris competente, formado por colaboradores da Unitel e com a participação da BIC”, explica. 

Publicidade

Estágio na Unitel+

O DG da Unitel T+ deixa claro que este projecto não acabam com a final. Isto porque os cinco finalistas vão agora fazer uma imersão de seis meses na Unitel. “Penso que esta é uma grande mais-valia e vai ser importante para eles para, depois de montarem os seus negócios, conseguirem colocar no mercado serviços e produtos que possam estar disponíveis para todos os cabo-verdianos”, frisa, realçando que o vencedor só será conhecido depois do estagio. “Tivemos cerca de 50 candidatos. Destes, elegemos 12 projectos que foram apresentados ontem. Foram escolhidos cinco finalistas, que vão fazer parte da imersão na Unitel ao longo deste seis meses. Aqui a grande diferença é que vamos ajudar estes finalistas a criar, desenvolver e aprimorar estas startups e colocá-las ao dispor dos consumidores”, acrescenta.

A Unitel Creative Camp, refira-se, é uma iniciativa da Unitel T+, a primeira promovida por uma operadora nacional, com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e promover iniciativas e ideias de negócios ligadas a Telecomunicações e Eficiência Energéticas, Digital, Qualidade e Processos Unitel T+. Além da Business Incubation Center (BIC), a realização da UCC contou ainda com a parceria da EnterStars e da Cabo Verde Digital. 

Publicidade

O Concurso que iniciou em fevereiro contou com 48 projetos inscritos, sendo 12 selecionados à fase final. Os candidatos, provenientes das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santiago e Fogo, cumpriram uma programação que inclui a “Imersão no Mundo Unitel T+”, para conhecerem melhor a empresa, participaram em acções de capacitação diárias, bem como em sessões de trabalho, onde puderam desenvolver as suas ideias de negócio. 

A final da UCC ontou com a presença do Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes que fez o encerramento, do Diretor Geral da Unitel T+, Inoweze Ferreira, do Gestor da BIC, Diogo Moeda, além dos parceiros, mentores e júris que fizeram parte do projeto. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo