Pub.
Tecnologia/Curiosidades
Tendência

Tartaruga-gigante mais velha do mundo completa 191 anos

Pub.

Uma tartaruga da espécie quelónio, de nome Jonathan, é o animal mais velho do mundo, de acordo com o Guinness World Records. Este livro dos recordes revela que os primeiros registos de Jonathan surgiram em 1832, mas os tratadores acreditam que ele possa ser ainda mais velho.

Além de ultrapassar a média de tempo de vida para a sua espécie, que é de 150 anos, Jonathan recebeu em 2021 o título de animal terrestre vivo mais velho do mundo. Os quelónios, refira-se, incluem as tartarugas, cágados e jabutis.“A espécie a que pertence tem uma esperança média de vida de 150 anos, com Jonathan a bater recordes”, escreve a publicação.

Publicidade

A tartaruga vive desde 1882, altura em que tinha 50 anos, na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, não tendo saído de lá desde então. Hoje Jonathan já não tem olfato e a está cego, mas mesmo assim tem nos seus dias passeios no jardim da residência do governador de Santa Helena, onde vive.

Apesar da idade avançada, a tartaruga perde para o tubarão-da-Groenlândia em longevidade. O tubarão é considerado o animal vertebrado mais antigo do planeta, podendo viver mais de 400 anos.

Publicidade

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo