Pub.
Tecnologia/Curiosidades
Tendência

CCM recebe paleio sobre “Baleação e Megalodon em Cabo Verde”

Pub.

O Centro Cultural do Mindelo recebe esta quinta-feira um paleio sobre baleação e megalodon em Cabo Verde, com José Cabral e Cornelis J. Hazevoet. Em conversa com Mindelinsite, Cabral garante que foram encontrados dois dentes de tubarão megatodonte otundus megalodon no país, um em São Nicolau e um outro em Tarrafal de Santiago, extinto há milhões de anos. 

Numa visita de campo para estudar as ruínas de uma das armações baleeiras de Cabo Verde, atividade que perdurou por dois séculos aqui no país, demos de cara com outro achado: um dente de tubarão megatodonte otudus megalodon”, explica José Cabral, que decidiu aproveitar a presença no país de Cornelis Hazevoet, individuo muito conhecido na Holanda, para fazer este paleio. 

Publicidade

Trata-se, diz, de uma conversa com pessoas curiosas, não um debate cientifico. “Nós também somos ambos curiosos. O Cornelis é uma pessoa extraordinária. Privou e tocou com o Harace Silver e com outros músicos famosos. Mas abandonou a música e começou a investigar. Juntos escrevemos sobre a baleação em Cabo Verde. Entretanto, encontrei este dente de magatodonte, extinto há milhões de anos e, nós dois, escrevemos um artigo cientifico, que vai ser publicado em breve numa revista cientifica.”

Já relativamente ao artigo, este é mais cientifico e está devidamente fundamentado. “Encontrei um dente em São Nicolau em 2013 e este ano uma outra pessoa resgatou um dente no Tarrafal de Santiago. É a única parte desta especie de tubarão que restou. As demais partes desfizeram-se, enquanto que os dentes fossilizaram. O tubarão passou por várias partes do mundo e, com certeza, por Cabo Verde. Infelizmente não há nenhum publicação ou referência sobre isso.”

Publicidade

São as únicas provas da existência deste tubarão e têm sido recuperadas em depósitos do Miocénico Médio ao Pliocénico (15,9 – 2,6 Milhões de anos), despertando a imaginação de investigadores e leigos desde os primórdios da paleontologia, pontua. “Estes tubarões andaram por Cabo Verde. Durante uma viagem de campo à Baía dos Barreiros, na parte oriental da ilha de São Nicolau, foi recolhido um desses dentes que, embora desgastado, representa claramente um dente de O. Megalodon”, reforça. 

O dente que se falará no dia 26,  no Centro Cultural do Mindelo, constitui o primeiro espécime documentado de Otodus megalodon de Cabo Verde. O outro foi achado em Tarrafal de Santiago.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo