As orlas marítimas das zonas de S. Pedro e Calhau e da Praia d’Bote, no centro da cidade do Mindelo, vão ser alvo de ações de limpeza orientadas pela Associação das Peixeiras de S. Vicente e as organizações Paz e Desenvolvimento e Coopera, em parceria com a Biosfera e Simili. A campanha decorre sob o lema “menos lixo, mais azul” e será desenvolvida em paralelo com actividades culturais dirigidas às comunidades, que servirão para abordagens sobre estratégias e inovação em economia azul.
A primeira limpeza acontece no dia 28 de setembro na praia de S. Pedro, a partir das 15 horas; a segunda irá decorrer na Praia d’Bote dois dias mais tarde; Calhau será beneficiada com uma ampla recolha de lixo no litoral no dia 10 de outubro, também à tarde.
Para os mentores, a presença de resíduos nas praias é uma questão que já requer uma resposta geral e que seja capaz de minimizar o impacto do lixo no mar. É que, dizem, esse fenómeno tem estado a colocar em risco a sustentabilidade das comunidades piscatórias, pelo que a ideia passa por intervenções que possam sensibilizar e educar as pessoas.
A iniciativa faz parte do projeto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável” e visa contribuir para que a população ligada ao setor da pesca artesanal de Mindelo, São Pedro e Calhau melhore sua situação socioeconómica de maneira sustentável, tenha meios de subsistência mais resilientes e capacidades para promover e exercer seus direitos, com base na liderança das mulheres e juventude.