O artista mindelense Yuran Henrique, que inaugurou na quinta-feira uma exposição na Casa África, segue internado depois de ter sido espancado na manhã de sábado em Las Palmas de Gran Canaria, na zona de El Puerto, num “ataque brutal”, que já está sob investigação policial. Segundo o online Atlántico Hoy, o artista aguarda cirurgia devido à gravidade das pancadas recebidas.
Imediatamente após a agressão, a Casa África anunciou a suspensão da exposição intitulada “Lalongi”. Revelou, igualmente, que está em contacto com familiares da artista, o embaixador cabo-verdiano em Espanha e com os ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde.
A instituição com a qual o Governo de Espanha, o Governo das Canárias e a Câmara de Las Palmas de Gran Canaria promovem as relações com África “deseja a Yuran Henrique uma rápida e plena recuperação” e “agradece ao pessoal médico que o está a tratar com profissionalismo e dedicação”.
Nascido em 1993 na ilha de São Vicente e reside na cidade da Praia, Yuran Henrique é um artista de tendência expressionista. Segundo a plataforma Africa No Filter, é um dos dez “artistas africanos a seguir” neste ano de 2023. Em 2018, expôs no Centro Atlântico de Arte Moderna (CAAM) em Las Palmas de Gran Canaria e em dezembro 2022 a sua obra Small Island Landscape foi exposta em Portugal, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa