Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais debatem o futuro de África na ilha do Sal 

Cabo Verde acolhe a partir de hoje e durante dois dias a edição 2023 do African Caucus, sob o alto patrocínio do Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, da presidência do Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Governador do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM) e Presidente do African Caucus 2023, Olavo Coreia. Trata-se de uma importante reunião anual que agrega Ministros das Finanças, Planeamento e Governadores africanos dos Bancos Centrais, junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial (GBM). 

Em comunicado, o Governo informa que estão inscritos para esta reunião magna mais de 300 ministros, governadores dos bancos centrais africanos e outros responsáveis de 66 nacionalidades. Pela sua relevância, Olavo Correia afirmava ainda na cidade da Praia, na segunda-feira, que este evento representa uma oportunidade cimeira de promoção de Cabo Verde. “A African Caucus representa uma importante plataforma que reúne, conjuntamente, todos os ministros de Finanças do continente africano, mais o ‘board’ do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional”

Publicidade

Sobre esta edição do African Caucus, reforçava que o objectivo é construir uma voz comum, focalizada no enfrentamento dos desafios de desenvolvimento com os quais os países africanos estão confrontados. “Queremos que essa actuação seja focada, sobretudo, em três pilares fundamentais: combate à pobreza e à pobreza extrema, combate às desigualdades sociais, de género e regionais, e a criação de empregos, empregos qualificados, bem remunerados para os jovens e para as mulheres africanos”, sublinhava Olavo Correia, perspectivando discussões focadas nos desafios do futuro: a transição energética, edificação de uma economia de baixo carbono e circular, a transição digital. 

Criado em 1963 como um fórum para organizar e articular estratégias e ações de interesse comum para a África, a reunião do African Caucus 2023 em Cabo Verde versará sobre “Novas Modalidades e Mecanismos para Financiar o Desenvolvimento Económico em África”, com três subtemas: futuro da dívida como instrumento de financiamento para o crescimento em África, financiamento energético, financiamento climático e  desenvolvimento do sector privado em África: o caso dos Pequenos Estados Africanos. 

Publicidade

Espera-se que os resultados das deliberações dos Governadores Africanos incluam propostas para enfrentar os impactos socioeconómicos das crises sobrepostas enfrentadas por África, assim como para explorar formas e meios de garantir uma recuperação e um desenvolvimento sustentado. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo