O Ministério Público requereu o julgamento do presumível autor do assassinato da adolescente Eliane Pinto, na ilha do Sal, pelos crimes de agressão sexual com penetração em concurso real com o de homicídio agravado.
Conforme nota da Procuradoria-Geral da República, determinou no dia 2 de maio o encerramento da instrução do processo e deduziu acusação contra o suspeito da morte dessa adolescente, cujo corpo foi encontro na zona de Monte Leão no dia 9 de dezembro de 2021. Adicionalmente, o Ministério Público fez um pedido de indemnização civil de dois mil contos a favor da representante legal da vítima por danos não patrimoniais, acrescidos de juros à taxa. Além disso pediu para que o arguido continue a aguardar os ulteriores trâmites processuais em prisão preventiva.
O suspeito foi capturado pela Polícia Judiciária no dia 19 de dezembro em Santa Maria, dez dias após a descoberta do cadáver. O certificado de óbito, realizado após autópsia, revelou que a aluna do complexo educativo Manuel Martins morreu por afogamento. A adolescente foi sepultada no dia 13 de dezembro, num cortejo acompanhado por colegas da sua escola.